HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Conheça os benefícios do chá de camomila!

A bebida oferece muitos benefícios à nossa saúde física e mental, vale a pena conhecer!

18 de outubro, 2021

Tea time! Quem aí não ama o aconchego e gostinho de autocuidado que só um um chá quentinho proporciona? Como já diziam as nossas avós, essas bebidas são ótimas para a saúde e bem estar

E é difícil falar sobre chás sem mencionar um dos mais famosos, né? A erva, pertencente à família Asteraceae, pode ser muito boa para o nosso organismo e por isso, vamos falar dos benefícios do chá de camomila!

Sua fama não é de hoje! Há séculos, ela é utilizada para o tratamento de diversos tipos de problemas. Prepare-se para conhecer mais sobre essa planta e como aproveitar tudo que ela oferece.

A camomila

Xícara de chá transparente com chá e flor de camomila dentro. Também há ramos de flores ao redor.
A flor de camomila se parece muito com uma margarida em miniatura, e você pode enfeitar sua xícara de chá com ela.

Como já falamos anteriormente, essa erva pertence à família Asteraceae, nativa da Europa. E é uma das plantas medicinais mais conhecidas e consumidas no mundo todo.

Além de muito gostoso e relaxante, o chá de camomila possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes, ansiolíticas, calmantes e analgésicas! 

Sem surpresa alguma, até mesmo seu cheiro é utilizado contra a ansiedade na aromaterapia, técnica milenar que busca estimular diferentes partes do cérebro de acordo com a queixa de cada pessoa.

Por isso, vamos conhecer os mais famosos benefícios do chá de camomila!

  1. Faz você dormir melhor

Claro que não podemos iniciar essa lista sem seu ponto positivo mais conhecido: melhorar o nosso sono

Entre os seus mais de 120 elementos químicos, a planta possui o antioxidante apigenina, que ao atuar nos receptores do cérebro, gera relaxamento e sonolência. 

Portanto, o ideal é tomar o chá cerca de uma hora antes de ir para a cama. Depois, é só ter lindos sonhos!

  1. Melhora o sistema digestório

A melhora da digestão também é observada em pessoas que consomem o chá, pois a planta possui propriedades anti-inflamatórias, que causam um efeito protetor em nosso sistema digestório.

Dessa forma, diminui a acidez no estômago, inibe o desenvolvimento e multiplicação de bactérias maléficas, previne contra úlceras estomacais e muito mais! 

  1. Protege o fígado

Não é só o estômago que é beneficiado, o chá de camomila também possui o efeito hepatoprotetor, ou seja: protege o fígado contra inflamações e outras doenças

Isso auxilia na regeneração das células do órgão e na atividade imunomoduladora, que promove o reforço imunológico do nosso organismo.  

  1. Pode ser uma aliada na luta contra o câncer

É incrível pensar que um chá ajuda a prevenir o câncer, mas o de camomila faz isso! Diversas pesquisas já foram realizadas, mas um estudo feito pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, se destacou. 

Foi constatado que o já mencionado antioxidante apigenina pode combater células cancerígenas. Ele diminuiu o número de células afetadas, impedindo a propagação da doença e facilitando o tratamento.

Portanto, muito mais do que uma bebida saborosa, ela contribui muito com a nossa saúde

  1. Reduz o açúcar no sangue

Esse benefício é ótimo para quem não fica sem comer doce! O chá de camomila ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Ele também é recomendado para quem já tem diabetes, principalmente a do tipo 2, a fim de evitar possíveis sequelas da doença, como problemas oftalmológicos e renais. Mas lembre-se, é sempre bom consultar o seu médico! 

  1. A ansiedade também vai embora!
Em cima de uma mesa de mármore branco, há um bule e uma xícara de chá de camomila.
Beber chá faz parte de uma rotina saudável de autocuidado! (Reprodução: Pinterest / The Woks of Life) 

Junto com o relaxamento que nos ajuda a ter uma boa noite de sono, o chá também é capaz de reduzir a ansiedade

Além disso, também pode ser utilizado como aroma para os dias em que estamos estressados e com os pensamentos a mil. 

Experimente unir essa técnica a um spa caseiro. Nada como tirar umas horinhas para relaxar, né? Você merece!

  1. Chega de dor de cabeça!

Se tem algo capaz de atrapalhar o nosso dia e a produtividade, é a tal dor de cabeça! No entanto, temos uma boa notícia: um dos benefícios do chá de camomila é reduzir a tensão cerebral e amenizar as dores

Por isso, aproveite para beber o chá e utilizar o óleo essencial, especialmente nas têmporas. Além de relaxante, vai te ajudar muito durante o dia!

  1. Alivia dores de garganta

Não é segredo que bebidas quentes, especialmente chás, aliviam e muito as dores de garganta. No caso do chá de camomila, você pode utilizá-lo de duas formas: bebendo ou fazendo gargarejo. 

Suas propriedades anti inflamatórias e calmantes vão reduzir a dor local e principalmente a sensação de que há algo “arranhando”.

  1. Dê adeus à gripe!

Esse ponto é perfeito para nos lembrar da infância. Quem nunca ficou doente quando criança e tomou um chazinho para melhorar?

Isso tudo não são só crenças das nossas avós! O chá de camomila realmente é perfeito para o alívio dos sintomas da gripe, fortalecendo o nosso organismo para eliminar o vírus.

Também é ótimo para reduzir as inflamações geradas pela sinusite, pois alivia a congestão nasal e a dor de cabeça – que sempre nos acompanha nesses momentos.

Mas, em tempos de pandemia, é sempre bom lembrar que se você tiver sintomas gripais, não deixe de procurar um médico! E também não descarte os benefícios que um bom chá de camomila quentinho pode trazer.

Outras benefícios do chá de camomila

Modelo de beleza, mulher branca de cabelos pretos com delineado duplo. Está usando blusa branca e cobrindo metade do rosto.
Uniformização da pele e diminuição de olheiras são apenas alguns dos benefícios do chá de camomila à beleza!

Achou que os benefícios já tinham acabado? Ainda não!

Além de tudo que falamos acima, o chá de camomila também é capaz de aliviar enjoos, reduzir cólicas menstruais, fortalecer o sistema cardiovascular e muito mais. 

É a união perfeita: muitos pontos positivos e um chá delicioso!

Mas agora vamos tirar o foco da saúde e falar sobre o mundo beauty!

Chá de camomila é nosso aliado de beleza!

Não basta ser perfeito para a nossa saúde, o chá de camomila também oferece diversos outros benefícios para os nossos cuidados com a beleza.

Quer saber quais são eles? Confira:

Chega de olhos cansados

Caso você não tenha tido uma boa noite de sono ou sofre recorrentemente com as olheiras, colocar uma compressa de chá de camomila frio pode ser a chave para resolver esse incômodo. 

Como já falamos anteriormente, a planta é repleta de propriedades antioxidantes que são perfeitas para reduzir o inchaço e aumentar a circulação local, o que também ameniza o aspecto roxo da pele. 

Dica de ouro para quem quer clarear os cabelos

Se você deseja pintar o cabelo sozinha, mas tem medo dos danos que as tinturas podem causar, a camomila pode ser a solução!

Você já deve ter visto no mercado alguns shampoos que possuem a planta em suas fórmulas e prometem deixar as madeixas mais claras. E a explicação para isso está na apigenina e no azuleno, propriedades da camomila que possuem um pigmento amarelo e violeta. 

Assim, gera a tonalidade mais loira, mas sem ser algo exagerado.

A verdade é que além de usar os shampoos, você também pode fazer um forte chá de camomila e aplicar nos fios. Aguarde no sol por cerca de 30 minutos, enxágue e lave normalmente. 

Aos poucos, seu cabelo irá clarear naturalmente. 

Para a maquiagem ficar perfeita

O chá de camomila também pode ser um ótimo tônico pré maquiagem! 

Ao borrifar um pouco do chá gelado, ele irá revigorar a pele, diminuir os poros abertos, melhorar o aspecto de cansaço e até mesmo ajudar a fixar a maquiagem

Além disso, também oferece o mesmo benefício de um tônico calmante, amenizando possíveis vermelhidões. 

Preparar o chá é bem fácil

Xícara de chá vista de cima, com folhas de camomila no líquido.
Não deixe o ritual de preparação do chá de lado, ele pede calma e seu processo deve ser aproveitado. (Reprodução: Pinterest / Freepik)

Como todo chá, o de camomila é bem fácil de preparar. Primeiro, ferva cerca de 250 ml de água, adicione duas colheres das flores secas e espere por cerca de 10 minutos.

O próximo passo é coar o líquido e beber! 

Se você deseja praticidade, pode optar por chás comprados que são preparados na própria xícara. Além disso, dê preferência por não adoçar, mas, se quiser, opte por usar mel.

Por fim, é só saborear e aproveitar todos os benefícios do chá de camomila! 

Gostou do conteúdo? Acompanhe a Loungerie pelas redes sociais e esteja sempre por dentro das novidades em nosso blog

Leia também: 5 receitas de doces fit para você testar em casa!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie