HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como pintar o cabelo sozinha? Dicas espertas para você testar!

Saiba como colorir as madeixas com toda segurança no conforto do seu lar!

11 de setembro, 2021

Durante a pandemia, muitas pessoas se aventuraram no do it yourself para manter sua rotina de cuidados estéticos e com a coloração dos fios não foi diferente.

Para quem já era do time dos retoques em casa, seja por falta de tempo para ficar horas no salão ou por economia, a prática é uma grande amiga. Mas para aquelas que estão se aventurando agora, pintar o cabelo sozinha pode ser mais difícil do que parece.

Nessa hora, todo cuidado é pouco. Qualquer erro durante o processo pode deixar seu cabelo manchado, ressecado ou até pior, já que você pode acabar prejudicando a saúde dos seus fios e couro cabeludo.

Por mais que dê um trabalhozinho, com as dicas certas e atenção, é super possível mudar o visual sem sair de casa e gastando bem menos!

Quer saber como pintar o cabelo sozinha de forma segura? Então continue conosco nas próximas linhas para ter resultados dignos de salão de beleza!

É seguro pintar o cabelo sozinha?

Antes de qualquer coisa, é importante derrubar um medo muito comum que surge na hora de praticar cuidados estéticos em casa.

Então saiba que sim, é totalmente seguro pintar o cabelo sozinha, desde que você siga as instruções da embalagem do produto que vai utilizar no processo.

Porém, existem algumas exceções. Se você fez algum procedimento estético no cabelo há pouco tempo, como relaxamento ou aplicação de permanente, é recomendado que busque orientação profissional para tingir seus fios.

Se por algum motivo você não puder ir até um salão de beleza, então espere ao menos duas semanas para começar a coloração do cabelo em casa.
Como tingir o cabelo é um processo que mexe com a química capilar, é fundamental tomar o cuidado de deixar os fios descansarem após a realização de outros procedimentos.

O que você vai precisar?

Acessórios capilares, como escovas, presilhas e clipes de cabelo, além de recipientes com produtos. Todos os itens necessários para se pintar o cabelo sozinha em casa.
Para colorir os cabelos sozinha em segurança, o uso de alguns itens é indispensável para o manuseio da tintura.

Se engana quem pensa que somente uma caixa de tintura basta para colorir o cabelo sozinha. 

Além de demandar paciência, o procedimento exige alguns outros acessórios fundamentais e, acima de tudo, bastante organização.

Você não quer dar a falta algum item no meio da coloração, certo?

Então, se certifique de deixar a mão tudo o que vai precisar para o processo antes de começar. Confira a lista:

  • Pincel para aplicação da tintura;
  • Tigela para mistura de cor;
  • Presilhas para prender o cabelo;
  • Toalhas de rosto;
  • Touca de banho descartável;
  • Luvas descartáveis;
  • Creme hidratante ou pomada para proteger testa e orelhas.

Dicas de como tingir os fios sozinha

Mulher pintando o cabelo sozinha. Ela utiliza um pincel para espalhar o produto e tem uma toalha enrolada no corpo.
Além de seguir atentamente o passo a passo da caixa do produto, alguns toques podem fazer a diferença na hora de pintar os cabelos sozinha. (Reprodução: shutterstock / puhhha)

A coloração dos fios não é nem de perto um dos procedimentos mais complexos para serem feitos em casa – e a maior prova disso é podermos encontrar produtos com instruções de passo a passo.

No entanto, pintar o cabelo sozinha exige alguns cuidados, especialmente em relação ao manuseio das tinturas e manutenção da coloração.

Mesmo a química presente no produto sendo segura para a saúde capilar, é muito importante realizar o procedimento da forma certa para evitar problemas como ressecamento dos fios e danos ao couro cabeludo.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que vão facilitar a coloração dos fios em casa. Veja a seguir:

Escolhendo a tinta ideal

A escolha da tintura mais adequada vai depender muito do que você espera atingir com o procedimento.

Entretanto, é importante saber que a cor natural do seu cabelo sempre vai influenciar o resultado. Isto porque as tinturas nada mais são que pigmentos que se somam à cor já existente dos fios. 

Para encontrar a tonalidade certa, observe aquelas mais próximas da cor do seu cabelo atual. Uma boa dica é segurar uma mecha do seu cabelo até encontrar uma caixa com combinação próxima e, em seguida, escolher dois tons acima ou abaixo.

Caso não saiba, os tons são sempre o primeiro número que aparece na caixinha da tintura, independente da marca. Eles vão até oito opções e indicam a base da cor, do preto ao loiro claro.

Se tiver cabelos compridos ou estiver participando do projeto Rapunzel, considere comprar duas caixinhas para não correr o risco do produto acabar durante a aplicação.

Por último, sempre prefira marcas conhecidas e de confiança. Você provavelmente não vai até um salão de beleza duvidoso quando procura cuidados profissionais, e a mesma lógica se aplica à escolha do produto.

Realize testes de segurança

Antes de começar a pintar seu cabelo sozinha, é indispensável fazer alguns testes com a tintura escolhida para saber se sua utilização será segura.

O primeiro deles é o teste de sensibilidade, especialmente quando estiver utilizando o produto pela primeira vez. 

Com pelo menos 48 horas de antecedência, aplique uma pequena quantidade de tintura na nuca. Sem lavar e nem tocar a região, observe como seu corpo reage nos próximos dois dias.

Se sua pele não apresentar reações alérgicas, nem coçar, você estará pronta para o próximo passo: o teste de mecha.

Neste, você deve aplicar o produto em uma parte pequena do cabelo, preferencialmente atrás da orelha. É uma forma de simular o resultado final do processo de coloração e garantir que o tom escolhido esteja de acordo com suas expectativas.

Prepare seu cabelo

Claro, seus fios também precisam de alguns cuidados que antecedem a aplicação da tintura – ou nesse caso, da falta deles.

Especialistas recomendam que, antes de partir para a pintura, você fique ao menos 24 horas sem lavar seu cabelo.

Assim como o método low poo nos ensina, os shampoos e condicionadores removem a oleosidade natural dos fios, que serve como uma espécie de película protetora contra os componentes mais agressivos da tintura.

Além de evitar a retirada em excesso dos nutrientes, esse óleo do cabelo “sujo” também protege o couro cabeludo contra a química da coloração.

Use roupas velhas

Sabe aquela camiseta fora de moda que você não usa mais? É a escolha perfeita para substituir as capas protetoras dos salões de beleza e pintar o cabelo sozinha em casa.

Por mais cuidadosa que você seja durante a aplicação, é inevitável que alguma quantidade do produto respingue na sua roupa. Por isso, para não estragar nenhuma peça, escolha roupas velhas para usar.

Proteja sua pele da tintura

Não deve existir sensação pior que terminar o tingimento dos fios e ver no espelho que o processo fez surgir manchas na pele ao redor dos cabelos.

A melhor forma de pintar o cabelo sozinha e não correr o risco disso acontecer é usando um creme hidratante antes da aplicação. Esse creme deve ser espalhado diretamente nessas regiões, em especial na testa e atrás da nuca.

Finalizando o procedimento

Para finalizar a coloração dos fios em casa, basta lavar o cabelo com bastante água e remover todos os vestígios da tintura, após o tempo determinado na embalagem do produto.

E nada de utilizar água quente e muito menos secador! Essas duas práticas podem fazer com que a cor desbote com facilidade e o resultado seja perdido.

Depois da coloração, você ainda pode considerar shampoos ou máscaras de tratamento próprios para o uso pós-química, que neutralizam o pH e ajudam na recuperação das madeixas.

Nesse período, seu foco deve estar na restauração dos fios que passaram pelo procedimento químico. No caso, o melhor tratamento de reconstrução é o cronograma capilar, que também pode ser feito em casa.

E agora que você conferiu essas dicas de como pintar o cabelo sozinha, o próximo passo é aprender a fazer uma hidratação que vai deixar seus fios incríveis!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie