HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como organizar guarda-roupa: dicas para fugir da bagunça

Um armário organizado facilita o dia a dia e favorece a escolha do look ideal

17 de janeiro, 2022

Na correria do dia a dia, é normal deixar a arrumação um pouco de lado e acabar acumulando coisas que não usamos mais. E quem não teve a sensação de “não ter nada para usar”, mesmo tendo um armário cheio de roupas? Nessas horas, percebemos como é importante organizar o guarda-roupa para facilitar o acesso às peças que temos.

Para te ajudar, separamos bons motivos para organizar seu guarda-roupa. Confira também nossas dicas para tornar essa tarefa mais fácil e eficiente!

Bons motivos para organizar o guarda-roupa 

Alt text: Menino, de calças brancas e suéter verde-escuro, segurando um moletom amarelo com pontos de interrogação desenhados ao lado de um guarda-roupa com várias roupas caídas no chão.
Com motivação, tudo fica mais fácil.

Você sabe que precisa arrumar seu guarda-roupa, mas falta motivação? Não tem problema! Dá uma olhada nesses três motivos que vão te animar para colocar ordem nas suas gavetas e prateleiras!

Abre espaço para o novo

Quando organizamos o guarda-roupa, tiramos o que não nos serve mais, tanto em relação ao tamanho ou quanto de utilidade. Com isso, abrimos espaço para que coisas novas possam vir. Você pode interpretar isso de forma figurativa ou literal.

Ajuda quem precisa

Você pode destinar as roupas e calçados que não nos servem mais para venda ou para doação. Nos dois casos, esses objetos podem ser aproveitados por pessoas que realmente têm interesse em usá-los.

Se você organizar seu guarda-roupa no começo do ano e resolver doar alguns itens, pode ter certeza que fará muitas pessoas felizes. A solidariedade é fundamental e ajudar quem precisa é gratificante, né?

Organiza a mente

O ato de organizar, qualquer coisa que seja, ajuda a aliviar a ansiedade e colocar as ideias no lugar. Abrir o guarda-roupa e ver tudo bagunçado pode ser bastante angustiante.

E é claro que o contrário também é válido. Quando vemos o armário organizado, com tudo em seu devido lugar, a sensação é muito melhor. Faça isso por você e pelo seu bem-estar!

7 dicas valiosas para organizar o guarda-roupa

Preparamos algumas dicas simples e práticas para te ajudar a organizar seu guarda-roupa com facilidade e praticidade. Vamos lá? 

1. Desapegue

Essa é a hora de se libertar e realmente desapegar do que não usa mais. Sabe aquela calça que você guarda há anos porque ainda tem esperanças de que vai ela vai servir novamente? Tenha certeza que existem outras pessoas que poderiam estar usando essa peça.

Desapegar do que não serve mais dá espaço para novas coisas e energias. Mas desapegue de verdade, viu? Você vai ver como isso vai te fazer bem!

2. Separe por setores e cores

Roupas separadas por cores diferentes penduradas em um cabideiro branco com um vaso de planta branco ao fundo, que está desfocado.
Essa organização visual facilita o seu dia a dia.

Organizar o guarda-roupa de uma forma que ele fique separado por setores é uma ideia que vai te poupar muito tempo e energia. Isso faz com que você vá diretamente ao lugar destinado para pegar uma peça que deseja vestir.

Você não precisa vasculhar pilhas com vários tipos de roupa diferentes para achar uma peça específica. Deixe as camisetas em um só lugar, as calças em outro e assim por diante.

A separação por cores não é um mero capricho. Ela também ajuda a tornar o dia a dia mais fácil, já que essa organização visual consegue te orientar melhor quando você vai escolher uma peça que combina com a outra. 

Se você quiser vestir uma calça branca e uma blusa rosa, por exemplo, conseguirá visualizar todas as blusas rosas de uma só vez e assim decidir qual delas quer vestir. Prático, né?

3. Deixe à mão o que usa mais

A palavra de ordem na hora de organizar o guarda-roupa é praticidade. Sua organização deve ser pensada para a sua rotina, de forma que isso te ajude.

Se você usa calça jeans todos os dias, por exemplo, não faz sentido deixá-las atrás de uma pilha de blusas de lã que você usa poucas vezes ao longo do ano. Calcinhas e sutiãs também são itens que precisam estar sempre à mão, principalmente se você é a pessoa que ama usar suas peças em conjunto!

Você pode combinar as peças coringa como as da coleção Première Signature — o básico é essencial mas também pode ser encantador!

4. Armazene bem o que usa menos

Em um chão de taco, um cesto visto de cima com peças de roupa guardadas.
Suas roupas ficarão sempre bem conservadas dessa forma.

As peças que você usa pouco, como é o caso das roupas mais pesadas de inverno, devem ficar bem guardadas para ficarem bem conservadas. Por isso, dê preferência a locais que estão longe da poeira e da umidade.

Nossa dica é guardar essas peças em caixas ou sacos para que elas não fiquem expostas e estejam limpinhas e cheirosas quando você for usá-las. Elas também podem ficar em lugares menos estratégicos, já que são pouco usadas.

5. Faça o truque do cabide

Entra ano, sai ano, e aquela peça que você nunca tem coragem de se desfazer continua parada no seu guarda-roupa. Se identificou? Fique tranquila, todo mundo tem um item desses no armário, o importante é tentar mudar essa mentalidade para fazer as coisas circularem.

Você já ouviu falar no truque do cabide? Essa ideia consiste em colocar as roupas com os cabides de um lado só e virar o lado do cabide quando forem usadas, deixando sempre para o mesmo lado.

Depois de um ano, quando todas as estações já passaram, você vai conseguir ver o que usou e o que continua parado. Tente não inventar desculpas para si mesma e desapegue das peças que estão nos cabides virados para o outro lado.

6. Descubra a melhor forma de guardar

Sobre um móvel estão duas pilhas com roupas dobradas, ao lado um vaso com plantas, uma agenda e uma luminária.
Com motivação, tudo fica mais fácil.

Roupas dobradas, empilhadas, penduradas, em rolinhos… Não existe uma forma certa de guardar suas peças. A melhor maneira é a que você se adaptar com mais facilidade. 

Isso depende de vários fatores, que vão desde a sua habilidade para fazer determinado tipo de dobra até o tamanho do seu guarda-roupa. Somente você poderá descobrir o que se encaixa melhor no seu dia a dia.

Testar diferentes formas de dispor suas roupas é uma ideia interessante, assim você consegue ter uma noção melhor do que funciona e o que não funciona. 

7. Invista em acessórios organizadores

Se o seu guarda-roupa não tem muitas gavetas ou divisórias, aposte em caixas, colmeias e prateleiras para criar mais espaços de armazenamento. Isso deixa suas roupas, calçados e acessórios mais organizados.

Como já mencionamos, é importante deixar a mão as peças que mais usamos. E para facilitar, investir em organizadores de gaveta, por exemplo, é uma forma de otimizar a escolha da lingerie que combine melhor com o seu look. 

Para colocar pequenas peças em ordem, como as roupas íntimas, é super importante usar essas divisórias. Isso também ajuda a visualizar melhor todos os itens, evitando que alguns fiquem esquecidos no fundo da gaveta.

Que tal colocar essas dicas em ação para dar um passo em direção a uma vida mais organizada e funcional?

Além de organizar o guarda-roupa, é preciso mantê-lo organizado ao longo do ano. Uma das maiores causas do caos do guarda-roupa é o consumo desenfreado, já que isso acaba lotando nossas gavetas com roupas que, muitas vezes, não precisamos.

Entenda o que é o consumo consciente e como você pode aliar seu estilo com práticas mais sustentáveis e responsáveis. Ah, e já vamos avisando que isso não significa nunca mais comprar uma peça de roupa, viu?

Gostou das nossas dicas para arrumar e manter suas coisas organizadas? Para continuar conferindo conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo que postamos por aqui.

Você também pode assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre lifestyle, moda, beleza e comportamento, além de ficar por dentro das nossas  promoções e ofertas!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie