HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como fazer um cronograma capilar caseiro

Saiba tudo sobre como criar sua própria rotina de cuidados com o cabelo com esse guia do cronograma capilar.

19 de julho, 2021

Você costuma cuidar sempre dos cabelos? E será que está fazendo isso do jeito certo? 

Durante o dia, nosso cabelo perde diversos elementos que são necessários para a saúde do fio. Isso acontece por conta da ação do sol e até mesmo pela poluição.

Sabemos que com a nossa pele não é diferente, por isso ter uma rotina de cuidados com ela é super importante. E o cabelo também precisa dessa atenção!

O cronograma capilar vem se popularizando cada dia mais e o motivo é bem simples: ele pode ser exatamente o que seu cabelo precisa. 

É por isso que o cronograma capilar caseiro ficou tão famoso, pois te ajuda a cuidar dos fios da maneira certa! Vamos conhecer mais.

O que é cronograma capilar caseiro?

O cronograma capilar caseiro nada mais é do que uma agenda de cuidados que envolve: hidratação, nutrição e reconstrução.

É por isso que apenas a hidratação não é suficiente para manter o cabelo saudável, já que ele precisa de nutrientes e também de uma reconstrução.

Investir numa agenda de cuidados com o cabelo é a melhor forma de fazer o cabelo crescer mais rápido, deixar ele com aquele brilho de comercial de tv e principalmente: pode ser a salvação para cabelos com química e danificados!

Através desses cuidados é possível repor água e as proteínas perdidas. E uma das maiores vantagens é que você pode adaptar de acordo com seu o que seu cabelo precisa. 

Porém, para que realmente funcione é preciso seguir o cronograma capilar caseiro fielmente. Para isso, existem até mesmo aplicativos capazes de montar sua agenda de cuidados para você.

E fique tranquila, falaremos mais sobre isso nesse conteúdo. Por isso, prepare seu dia de spa em casa e vamos às etapas e receitinhas do cronograma!

Etapas do cronograma capilar

 a imagem mostra uma mulher negra de cabelos pretos e olhos castanhos escuros, em um fundo rosé.
Se você deseja começar o projeto rapunzel, comece com o cronograma capilar caseiro.

Como falamos anteriormente, essa agenda de cuidados com o cabelo é dividida em três etapas:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Reconstrução.

Como o indicado é lavar os cabelos dia sim e dia não, você deve fazer seu cronograma nos dias que for lavar as madeixas. Porém, se você costuma lavar diariamente, continue fazendo as etapas nos dias intercalados

Antes de tudo, é necessário lavar o cabelo corretamente para passar a máscara de tratamento, deixar agir, depois enxaguar e finalizar com o condicionador.

Se você ainda não conhece a técnica low e no poo, já adiantamos que ela vai te ajudar muito nesse processo de escolha dos shampoos e das máscaras para iniciar seu cronograma capilar caseiro!

Dica extra: sempre lave os cabelos com água morna ou fria, pois elas são mais gentis aos fios. A água quente pode tirar toda a oleosidade natural, fazendo com que o cabelo fique ainda mais oleoso. 

Agora, vamos às etapas!

Hidratação

Uma das etapas mais importantes do cronograma capilar caseiro, que pode ser feita até mesmo mais de uma vez na semana, é a hidratação

Faz parte da rotina do fio perder a umidade durante o dia e o clima influencia muito nisso também, por isso precisamos repor essa água que é perdida! Não fazer isso resulta em um cabelo ressecado e quebradiço.

Manter a hidratação em dia faz com que os cabelos fiquem brilhosos, leves e macios. Tem coisa melhor?  

Receita simples de hidratação caseira 

Para conseguir o resultado incrível de uma hidratação bem feita, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de sopa de soro fisiológico ou água mineral;
  • 1 colher de sobremesa de maizena;
  • 1 ou 2 colheres de sopa de uma máscara de hidratação;

Misture a água mineral, o vinagre de maçã e a maizena. Quando estiver tudo homogêneo, adicione a máscara de hidratação e misture com uma colher de plástico

Lave seus cabelos com shampoo e passe a misturinha no comprimento, mecha por mecha. Deixe agir de 15 a 30 minutos, depois só enxaguar e finalizar com condicionador!

Nutrição

a imagem mostra uma modelo negra, com os cabelos trançados e cacheados nas pontas, em um cenário externo de natureza, óculos escuros vermelhos e roupa branca.
Com produtos do dia a dia você pode deixar seus cabelos perfeitos!

A nutrição também é importante para o fio, pois ela é a responsável por devolver as vitaminas, nutrientes e a oleosidade. Isso não significa que seu cabelo ficará oleoso, ele estará saudável!  

Quando os cabelos estão precisando de nutrição, eles ficam com muito frizz e demoram uma eternidade para crescer. Então, se você deseja fazer o cabelo crescer rápido, pode focar nessa etapa!

Todas as máscaras de nutrição possuem algum óleo na fórmula e você também pode fazer nutrição por umectação. Vamos te ensinar! 

Receita caseira de nutrição 

A nutrição pode ser feita por umectação, que é basicamente passar um óleo vegetal no cabelo e deixar por 30min ou até mesmo – quando os cabelos estão super ressecados e frisados – dormir com ele. 

Para retirar o óleo é necessário passar uma máscara com selo de “liberado”, que significa que ela não possui componentes prejudiciais ao cabelo, como a parafina e o petrolato. E por isso, pode ser usada na raiz.

Deixe agir por 10 minutos e enxágue. Depois, pode lavar normalmente!

Essa é uma dica importante, pois quando você passa o óleo e tenta retirar apenas com shampoo, ele não sai. Algumas pessoas resolvem lavar o cabelo duas vezes no banho, o que é ainda pior. 

Além de retirar todos os nutrientes que foram dados aos fios, você pode danificar o cabelo! Então é importante retirar da maneira correta.

Alguns exemplos de óleos vegetais que podem ser utilizados para fazer umectação:

Azeite de oliva:

O mesmo óleo que temos em casa pode ser usado como uma nutrição poderosa para nosso cabelo, pois garante muito brilho e é super nutritivo.

Óleo de rícino:

Ideal para fazer o cabelo crescer, ele pode ser passado na raiz, mas deve ser retirado como indicamos anteriormente. Você pode deixar no cabelo, dormir e retirar só no dia seguinte! O resultado é simplesmente maravilhoso.

Óleo de coco:

Esse óleo é um dos queridinhos das cacheadas e crespas, pois promove uma nutrição profunda. Por conta das ondulações, muitas vezes a oleosidade natural do cabelo não consegue chegar na ponta, portanto ele pode ficar um pouco ressecado.

O óleo de coco é perfeito para nutrir os cabelos do começo ao fim, além de ter um cheiro super agradável.

Mas se você preferir, siga uma receita simples de nutrição caseira, como essa:

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou algum outro óleo vegetal;
  • 1 ou 2 colheres de sopa de máscara nutritiva.

Lave o cabelo, e após misturar todos os ingredientes com uma colher de plástico, passe no cabelo. Deixe agir de 15 a 30 minutos, enxágue e finalize com condicionador.

Reconstrução 

O cronograma capilar caseiro é incrível porque se adapta ao que seu fio precisa. E quando falamos de cabelos quimicamente danificados, essa é a etapa que pode salvar ele! 

A reconstrução é a etapa mais potente da sua rotina de cuidados, por isso é indicado que ela seja feita a cada 15 dias. Mas entendemos que alguns cabelos estão muito finos ou quebradiços, então nesses casos pode ser feita uma vez na semana. 

Portanto, se seu cabelo está elástico ou com pontas duplas, está liberado fazer a etapa de reconstrução semanalmente! 

Ela é responsável por repor a massa do fio, fechar as cutículas e manter a hidratação e a nutrição em dia! Por isso é fundamental que ela esteja no seu cronograma.

Escolha sua máscara de reconstrução e vamos à receita!

Receita de reconstrução caseira

Para fazer essa receita simples, você precisa de:

  • 2 colheres de sopa de gelatina;
  • 100 ml de água;
  • 1 ou 2 colheres de sopa de máscara reconstrutora.

Coloque a gelatina em 100 ml de água e quando ela estiver um pouco mais consistente, junte com a máscara reconstrutora e passe no comprimento do cabelo. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e finalize com condicionador.

Como montar o cronograma?

Primeiro, caso você tenha dúvidas do que seu cabelo precisa, faça o teste do copo! Você vai precisar de um copo com água e um fio do seu cabelo. 

Se ele boiar, significa que está precisando de hidratação.

Caso ele fique no meio do copo, nem afundar completamente ou boiar, foque em nutrição.

Porém, se o fio afundar, significa que ele precisa de reconstrução.

Depois disso, vale a pena dividir sua semana e montar sua rotina em cima disso. Por exemplo, se você costuma lavar o cabelo três dias por semana, seu cronograma capilar pode ser:

  • Primeira lavagem: hidratação;
  • Segunda: nutrição;
  • Terceira: reconstrução.

E se sentir que seu cabelo não precisa de reconstrução semanalmente, faça a cada 15 dias e siga seu cronograma fielmente, intercalando hidratação e nutrição. É bem simples! 

Além de ser um autocuidado, se apenas com uma hidratação já conseguimos ver diferença, imagina com uma rotina de cuidados? Os resultados são incríveis e valem a pena!

Agora, que tal conhecer mais sobre os segredos das pedras e cristais? Existem muitos outros conteúdos sobre autocuidado, lifestyle e sexualidade em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie