HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como fazer café gelado: 6 receitas para você testar

A bebida é uma ótima opção para garantir energia e refrescância em dias quentes!

12 de novembro, 2021

O café é uma das bebidas mais populares entre os brasileiros. Geralmente o consumimos quente e isso já se tornou um hábito. Mas você já pensou em se aventurar em novas experiências e aprender como fazer café gelado?

Essa alternativa é ótima para dar uma aliviada no calor daqueles dias mais quentes e ainda assim garantir a energia necessária. Então, o café gelado pode se tornar um dos seus melhores amigos!

Nós listamos 5 receitas diferentes para você testar. Acompanhe a seguir!

Como fazer café gelado

A mão de uma pessoa branca segura um recipiente de vidro que contém leite e coloca a bebida em um copo de vidro, no qual há café. Ao lado desse copo há outro, também com a bebida. Ambos estão sobre uma tábua de madeira.
Passar o café normalmente e deixar esfriar é uma das formas de fazer a bebida gelada. (Foto: Reprodução/Trendy Mood/Pinterest)

Existem diversas formas de preparar o café gelado. Uma das mais simples segue os mesmos passos do cafezinho quente de todos os dias. A única diferença é que ele precisa ser resfriado.

Para isso, basta deixar a bebida por um tempo na temperatura ambiente, acrescentar algumas pedras de gelo ou deixá-la na geladeira. Porém, nem todo mundo gosta desse método. 

Foi por isso que surgiram outras receitas de café gelado que valorizam os aromas e sabores deste grão tão adorado pelos brasileiros. 

6 receitas de café gelado

Como as opções de café gelado são diversas, existem receitas mais simples e outras que demandam um pouco mais de tempo. 

Também há diversas possibilidades com ingredientes básicos e outras mais incrementadas. Você pode escolher a que mais te agrada!

1. Cold brew

A mão de uma pessoa branca segura uma garrafa de vidro com café e coloca a bebida em um copo de vidro, que está com gelo e um pouco de café.
Cold brew é uma das receitas mais famosas de café gelado. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Uma das receitas de café gelado mais conhecidas é o cold brew. Ela é um pouco mais elaborada e trabalhosa, mas pode confiar: todos os processos valem muito a pena! Vamos ver o modo de preparo?

Ingredientes

  • 600 ml de água fria ou em temperatura ambiente filtrada;
  • 130 g de café de moagem grossa;
  • 1 filtro de café.

Modo de preparo

Despeje o café e a água em um recipiente. Mexa até os dois ingredientes se misturarem bem.

Em seguida, cubra o recipiente. Deixe essa mistura descansar por um período de 12 a 14 horas em temperatura ambiente. 

Ferva um pouco de água e jogue no filtro. Essa etapa é indispensável para evitar qualquer gosto residual, tá bom?

Depois disso, coe sua bebida no filtro. Utilize uma garrafa ou jarra que tenha boa vedação para armazená-lo.

Leve seu cold brew à geladeira e aguarde até ele ficar bem geladinho para aproveitar essa bebida refrescante!

O mais legal desse preparo é que ele pode ficar por até uma semana na geladeira se a sua garrafa ou jarra tiver uma boa vedação. Já imaginou que delícia ter um café saboroso e refrescante sempre à mão?

2. Café gelado com leite

Uma garrafa de vidro com leite despeja um pouco da bebida em um copo de vidro, que contém um pouco de café. Ao redor é possível ver mais um copo de vidro com a bebida e alguns grãos de café sobre a mesa.
Café com leite é uma das misturas mais amadas entre os brasileiros e pode ser servida gelada. (Foto: Reprodução/Moriah Brooke/Pinterest)

Para quem não abre mão de um belo pingado todos os dias, mas quer consumir uma bebida refrescante, o café gelado com leite é uma ótima ideia! Veja como fazer:

Ingredientes

  • 150 ml de café coado bem concentrado;
  • 350 ml de leite gelado;
  • 6 pedras de gelo;
  • Açúcar (ou adoçante) a gosto.

Modo de preparo

Essa é uma receita muito fácil e que não tem mistério nenhum. Basta bater tudo no liquidificador e pronto!

Você também pode adaptar a quantidade dos ingredientes para o seu paladar. Se preferir, coloque mais café, menos leite ou tire o açúcar.

3. Gelo de café

Um copo de vidro com uma bebida marrom aparece na imagem. No interior dele também é possível ver dois cubos de gelo de café, na cor preta.
Fazer cubos de gelo de café é uma opção prática e versátil para deixar a bebida mais refrescante. (Foto: Only Deco Love/Reprodução)

Essa é uma opção excelente para ter sempre no congelador como um curinga. É uma boa saída para misturar no leite ou até mesmo em drinks alcoólicos. O gelo de café pode te surpreender!

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de pó de café;
  • 100 ml de água quente filtrada.

Modo de preparo

Faça o café como de costume: colocando o pó no filtro ou no coador e jogando água quente. Depois disso, é só despejar o café em formas de gelo e levar ao freezer.

Sabe aquele dia que você faz mais café e acaba sobrando um pouco? Pode aproveitar esses restinhos para fazer cubos de gelo de café!

4. Milk shake de café

Uma taça de milk shake aparece sobre uma mesa de madeira. Também há uma colher de sobremesa de metal sobre um pires branco.
Quem ama milk shake e café pode unir o útil ao agradável!

Milk shake é tudo de bom, não é mesmo? Você sabia que dá para fazer um com café? Essa bebida tem potencial para se tornar a sua favorita em dias de calor. 

Ingredientes

  • 3 bolas de sorvete de creme;
  • 240 ml de leite gelado;
  • 120 ml de café preparado da forma que preferir.

Modo de preparo

Essa é mais uma daquelas receitas bem fáceis e rápidas. É só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea.

Se você prefere um sabor mais intenso de café, nossa dica é acrescentar seis colheres de sopa de licor de café à mistura. Esse ingrediente é totalmente opcional e você pode retirá-lo da receita sem problemas!

5. Café tropical gelado

Uma taça de vidro com café gelado e um pedaço de limão siciliano está sobre um mármore branco.
Combinar limão siciliano com café é uma ótima opção para quem gosta dos sabores cítrico e amargo. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Você já pensou em colocar um toque de frutas cítricas no seu café? Essa combinação pode expandir horizontes!

Se você ama as notas cítricas de limão siciliano, vai amar essa receita de café gelado. 

Ingredientes

  • 50 ml de água com gás;
  • 1 colher (chá) de café bem concentrado;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 4 pedras de gelo;
  • 1 limão siciliano.

Modo de preparo

Misture a água com gás e o café em uma xícara, caneca ou um em copo. Deposite os cubos de gelo em outro recipiente e despeje a mistura da água com gás e café.

Para acrescentar o aroma cítrico, torça um pedacinho da casca do limão siciliano em cima da mistura. Esprema também algumas gotinhas do suco do limão no café. Depois é só colocar açúcar de acordo com o seu paladar e pronto!

Uma ideia legal é enfeitar a xícara — ou qualquer outro recipiente que você tenha escolhido — com um pedaço da casca. Esse toque deixa o café gelado com a elegância dos drinks sem álcool

6. Frappuccino

Dois copos de vidro estão sobre uma mesa de madeira. No interior deles é possível ver um frappuccino.
Você pode fazer um dos cafés gelados mais famosos do mundo no conforto da sua casa. (Foto: Reprodução/Claudia/Pinterest)

O frappuccino é um clássico dos cafés gelados em outros países. Sua fama vem, principalmente, do Starbucks, uma rede de cafeterias que tem fãs no mundo todo.

E você sabia que pode degustar essa bebida deliciosa sem sair de casa? Preparamos essa receita para você!

Ingredientes

  • 250 ml de café coado concentrado;
  • 250 ml de leite gelado;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó;
  • Calda de chocolate ou caramelo;
  • Chantilly a gosto.

Modo de preparo

O primeiro passo é despejar o café em formas de gelo e levá-lo ao freezer. Com ele congelado, utilize o liquidificador para misturar os cubos de gelo de café, o chocolate em pó, o leite e o açúcar. Bata até a mistura ficar bem homogênea, tá bom?

Para decorar o copo, aposte em caldas da sua preferência, despeje a bebida e finalize com chantilly por cima. Se preferir, adicione mais gelo à bebida, mas não exagere para o seu frappuccino não ficar aguado.

Café gelado com canela ajuda na libido!

Qualquer uma dessas receitas pode ficar afrodisíaca com a adição de uma pitada de canela, sabia? 

Esse ingrediente combina maravilhosamente com o café, acelera o metabolismo e ainda dá um super up na libido. Então pode unir o útil ao muito agradável e aproveitar a bebida para ter um momento prazeroso que traz diversos benefícios

Você pode preparar um café da manhã romântico e apostar no combo café gelado com uma pitada de canela. Usar uma camisola e lingeries bem sensuais também são ótimas apostas para começar o dia com muito prazer e energia! 

Agora, que tal compartilhar esse conteúdo com aquela companhia que adora tomar um cafezinho com você? Às vezes é bom fugir do óbvio para experimentar novos sabores, não é mesmo?

Quer ficar por dentro de mais conteúdos exclusivos sobre estilo de vida, moda, beleza e comportamento. Confira outros textos em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie