HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como dormir bem? 7 dicas para melhorar a saúde do sono!

Uma boa noite de sono pode fazer a diferença na sua qualidade de vida. Conheça os segredos de como dormir bem!

3 de outubro, 2021

Se tem uma coisa que pode nos desestabilizar durante o dia, é uma noite mal dormida! O sono afeta diretamente nosso humor e produtividade, atrapalhando tarefas simples do dia a dia. 

A verdade é que nossa qualidade de vida depende de muitos fatores, como uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos frequentemente, consumo de dois litros de água por dia e também: dormir bem.  

É por isso que a saúde do sono é um tema tão importante a ser discutido. Afinal, é quando dormimos que o organismo exerce diversas funções benéficas ao nosso corpo. 

Mesmo assim, algumas pessoas têm dificuldade na hora de pegar no sono ou conseguir dormir o tempo recomendado sem interrupções. Por isso, vamos explicar tudo por trás da saúde do sono e qual o segredo de dormir bem todos os dias!

Por que o sono é tão importante?

A importância de dormir bem está relacionada à nossa saúde – física e emocional. Até mesmo eletrônicos precisam de um tempo para recarregar e podemos trazer essa analogia à nossa vida também. 

Passamos o dia acordados fazendo mil tarefas, por isso, chega um momento que o corpo e a mente precisam de descanso. Podemos dizer que também precisamos recarregar nossa energia, certo?

E é durante o sono que nosso corpo faz suas principais funções restauradoras e reguladoras, super importantes para o bom funcionamento do organismo. 

Quando conseguimos dormir o tempo indicado pelos especialistas, de 8 horas por dia, não apenas temos a sensação de bem estar, como também contribuímos com a nossa saúde. 

Dormir bem é fundamental para aumentar a imunidade, impedindo que resfriados e alguns vírus e bactérias consigam nos afetar. Confira outros benefícios:

  • Melhora a concentração e produtividade;
  • Diminui o risco de desenvolver outras doenças; 
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz o estresse.

Quais as consequências da privação do sono? 

Já que falamos sobre os benefícios de ter uma rotina mais saudável buscando boas – e longas – noites de sono, você já se perguntou o que pode acontecer se começar a dormir pouco todas as noites?

Uma das coisas que vêm com a privação do sono, é a diminuição das defesas do organismo, fazendo com que a pessoa fique doente com mais facilidade. 

Aumenta-se o risco de resfriados constantes ou até mesmo de contrair outras infecções que seu corpo eliminaria sem muito esforço se você estivesse em uma rotina mais saudável. 

Além disso, diversos transtornos psicológicos também estão ligados à privação do sono, como ansiedade e depressão. Em geral, a maioria das pessoas com distúrbios do sono apresentam essas duas doenças.

Entre esses possíveis problemas, também existem outros:

  • Cansaço;
  • Esquecimento;
  • Desejo de açúcar;
  • Mudanças de humor.

E muito além desses problemas quase que imediatos, existem as complicações a longo prazo, que podem ser obesidade, diabetes e hipertensão.

É por isso que é possível afirmar que manter o sono em dia aumenta até mesmo a expectativa de vida de uma pessoa. 

Se você tem dificuldades para dormir, vamos te ajudar a descobrir como dormir bem!

Afinal, como dormir bem?

Uma mulher branca e loira, deitada em sua cama, ao lado do celular que está tocando o despertador para ilustrar como dormir bem.
Você pode fazer as pazes com seu despertador se tiver uma boa noite de sono todos os dias!

Um estudo realizado recentemente apontou que essa é a pergunta de mais de 73 milhões de brasileiros que sofrem com a insônia

É por isso que a Loungerie preparou uma série de dicas para você conseguir pegar no sono mais rapidamente. Olha aí! 

Aposte em chás relaxantes antes de dormir

Os queridinhos do autocuidado ganham espaço quando o assunto é dormir bem, pois existem diversos tipos de chás, que atuam no nosso sistema nervoso central para relaxar a mente e o corpo

É uma opção natural e muito simples e que pode mudar sua noite de sono, tanto ajudando a adormecer mais rapidamente, quanto fazendo com que você consiga dormir uma noite toda sem ser interrompido. 

Os chás mais famosos para auxiliar no sono são:

  • Chá de valeriana;
  • Chá de camomila;
  • Chá de erva-cidreira.

Todos possuem propriedades relaxantes e esse pode ser um ótimo ritual de autocuidado para encaixar na rotina noturna. 

O ideal é consumir o chá pelo menos 30 minutos antes do seu horário de dormir e procure cortar bebidas com cafeína à noite, pois elas podem causar ainda mais insônia e ansiedade.

Não durma durante o dia 

A quantidade de sono indicada durante o dia é apenas 30 minutos após o almoço, para auxiliar na digestão e diminuir nosso gasto energético. 

Sendo assim, cochilos que se tornam horas não são indicados, já que podem atrapalhar seu sono durante a noite. 

O que realmente importa quando falamos de saúde do sono é quanto tempo você permanece em sono profundo, que é quando todas as funções restauradoras do seu corpo passam a ocorrer. 

Quando você troca esse sono profundo por pequenos cochilos, mesmo dormindo mais tempo, não há qualidade e nem aproveitamento desse momento. 

Por isso, sempre determine um tempo específico para dormir durante o dia – se quiser e puder -, mas sempre priorizando a chance de atingir o sono profundo.

Nada de aparelhos eletrônicos na cama!

Mulher branca e loira deitada em sua cama, ao lado de um caderno de anotações, café, notebook e seus óculos. Ela está adormecida.
Eletrônicos podem nos manter agitados por mais tempo, mesmo dormindo.

Essa recomendação pode parecer quase impossível, principalmente porque estamos conectados o tempo todo. E é exatamente por esse motivo que ela se faz tão necessária!

Toda ansiedade para se manter online a todo momento nos afeta na hora de dormir – é muito difícil desligar. Sempre surgem pensamentos como: e se alguém me ligar? Eu preciso assistir algo! 

Tente passar momentos na cama apenas relaxando ou aproveite para ler um pouco ou meditar. Quando pegamos no sono com o celular na mão, nosso corpo acaba cedendo à exaustão, porém nossa mente permanece acordada – e assim, demoramos para chegar no sono profundo.

Isso afeta diretamente a qualidade do sono, e, consequentemente, nossa qualidade de vida. Por isso, tente ficar longe das redes sociais uma hora antes de dormir!

Crie uma rotina propícia ao sono

Tudo que falamos anteriormente faz parte de uma rotina e quando seu corpo se acostuma a dormir logo após essa série de ações, logo no começo ele já vai entender que está na hora de descansar e começa a relaxar.

Parece loucura quando falamos em treinar nosso cérebro, mas é exatamente assim que funciona. Vamos criando hábitos e rituais antes de dormir, e assim o sono passa a vir aos poucos.

Deixe a cama arrumada e o quarto escuro e silencioso, da maneira que preferir e tenha sempre um horário que você deseja ir para a cama. Isso ajuda muito a criar essa rotina – você pode até mesmo definir um lembrete no seu celular.

Faça do seu quarto um ambiente aconchegante

Nada melhor do que uma cama digna de hotel fazendo parte da sua rotina. Por isso, pense em como tornar a cama mais confortável, do jeito que você sempre sonhou. 

E mesmo que dê um trabalho a mais, vale a pena! O seu quarto é seu ambiente de descanso, por isso ele precisa ser aconchegante e te passar essa sensação de pausa do mundo exterior. 

Faça exercícios relaxantes antes de dormir

Se você está se perguntando quais são esses exercícios relaxantes, pense em yoga e alongamento!

Os benefícios de incluir práticas como essas antes de dormir são muitos, afinal, esses exercícios são responsáveis por alongar e relaxar nossos músculos. Sem focar em forçar o corpo, esse pode ser um momento para soltar o estresse do dia a dia.

Por isso, considere práticas mais leves antes de dormir para soltar os músculos tensionados e não precisar se preocupar com eles também no dia seguinte – já que, muitas vezes, eles permanecem doloridos por dias.

Defina horários!

Por último, mas não menos importante, definir horários deveria ser o primeiro passo quando falamos em estabelecer uma rotina. 

Sabendo que uma rotina saudável de sono pede por pelo menos 8 horas de descanso, respeite esse horário e organize seu dia para tentar fazer disso possível. 
E agora que você conheceu tudo que precisa para ter as melhores noites de sono, que tal conferir os demais conteúdos sobre lifestyle do nosso blog? Lá você encontrar diversas dicas para se incorporar no dia a dia!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie