HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como combater os poros dilatados? Confira algumas dicas

Pessoas com peles oleosas ou mistas são as que mais enfrentam esse problema e devem investir em um skincare bem regrado 

29 de novembro, 2021

Você se incomoda com a aparência dos poros dilatados? Eles são bem comuns em pessoas com pele oleosa, principalmente na zona T – a área da testa e do nariz.

Antes de procurar por tratamentos para melhorar a aparência dos poros dilatados, é importante entender qual é a causa disso

É por isso que neste artigo vamos explicar qual é a relação desse problema com a oleosidade e como diminuir esse incômodo para ter uma pele mais bonita e saudável. Vamos lá?

Causas dos poros dilatados

Uma mulher negra, com tranças loiras nos cabelos está de perfil. Ela usa um massageador facial de pedra de jade.
É importante entender as causas desse problema para tratá-lo.

Quem tem pele mista ou oleosa sabe bem o que é conviver com poros dilatados. O excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas é a principal causa desse problema. 

Porém, o acúmulo de células mortas e outras impurezas, como restante de maquiagem e poluição, também acabam se depositando nos poros e contribuem para a dilatação deles. 

Isso ocorre porque os poros precisam se abrir para dar conta de absorver as impurezas e o óleo em excesso. Então, eles acabam ficando com esse aspecto dilatado.

Pele oleosa e poros dilatados

Uma mulher negra de cabelos cacheados pretos está em frente a um espelho redondo. Ela espalha um creme em seu rosto.
Os poros dilatados são comuns nas peles oleosas, então capriche na rotina de skincare!

Como a oleosidade é uma das principais causas dos poros dilatados, não tem como falar de pele oleosa.

O skincare para esse tipo de pele deve ser feito com muita disciplina para que o excesso de sebo não incomode. Mesmo assim, lembre-se que uma pele nunca deixará de ser oleosa, por isso os cuidados devem ser frequentes!

Com o controle da oleosidade excessiva, a tendência é que a aparência dos poros dilatados também diminua. Então, existem algumas dicas para driblar a produção de sebo além do normal.

Evitar frituras é um passo importante, já que esses alimentos gordurosos estimulam as glândulas sebáceas. Ainda falando em alimentação, é muito importante beber bastante água para hidratar as células – isso também ajuda no controle da oleosidade.

Além disso, dormir bem e evitar situações estressantes também são formas de cuidar da pele, sabia? O cortisol, hormônio produzido quando nos privamos do sono e passamos por períodos de estresse, estimula o sebo. 

Tratamentos para poros dilatados

Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro liso, está em uma maca de esteticista. Ela está de olhos fechados enquanto uma pessoa passa um aparelho em seu rosto.
Existem alguns tratamentos para amenizar os poros dilatados.

Geralmente, os poros dilatados são um problema que dá para amenizar em casa, com produtos para a pele. Mas, se mesmo assim eles te incomodarem, existem tratamentos clínicos e dermatológicos que podem ajudar sua pele.

Peelings químicos, luz intensa pulsada, CO2 fracionado e limpezas de pele profundas são alguns dos mais recomendados pelos dermatologistas. Ah, e lembre-se que somente profissionais podem indicar algum tratamento mais invasivo, ok?

Existem diversas soluções no mercado que parecem e prometem ser milagrosas, mas na verdade são bem perigosas e podem causar danos à sua pele. Melhor não arriscar, né? Dermatologistas e esteticistas vão saber exatamente do que sua pele precisa!

Dicas para prevenir a dilatação dos poros

Uma mulher branca, de cabelo loiro liso molhado, está fazendo uma exfoliação facial com um produto preto para evitar os poros dilatados.
Com algumas práticas bem simples você pode ter uma pele mais lisinha.

Alguns cuidados no dia a dia ajudam a reduzir a aparência dos poros dilatados. Preparamos alguns conselhos que podem te ajudar. Anote e coloque em prática hoje mesmo!

Esfolie para eliminar as impurezas

Você é do tipo de pessoa que esfolia a pele uma vez a cada 6 meses e nem lembra que os esfoliantes faciais existem? Se você respondeu sim, está na hora de mudar esse hábito para ter poros mais fechadinhos.

Insira a esfoliação na sua rotina de skincare uma vez na semana. Essa frequência é ideal para ajudar na limpeza da pele. 

Mas faça isso com produtos específicos para esse fim, ok? As receitas caseiras são super populares, mas podem machucar sua pele!

Hidrate a pele para controlar a oleosidade

Ainda existe a crença de que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é um mito, sabia?

A hidratação é importante para que a pele não sofra com o efeito rebote, que é quando as glândulas produzem mais sebo para dar conta do equilíbrio da cútis. 

Por isso, é importante não pular esse passo na hora de cuidar da pele. Lembre-se também de beber bastante água, que é super importante para manter a hidratação em dia!

Limpe na frequência certa

Quem tem pele oleosa pode sentir a necessidade de lavar o rosto várias vezes por dia, mas isso não é necessário e pode ser até prejudicial à sua pele. Lave duas vezes ao dia, uma de manhã e uma à noite.

A limpeza em excesso também pode provocar o efeito rebote, o que vai aumentar a oleosidade. Consequentemente, a aparência dos poros dilatados também vai piorar. Então, maneire na frequência da limpeza, tá bom?

Invista em produtos específicos

Escolher cosméticos específicos para o seu tipo de pele e para suas demandas específicas é essencial. Esses produtos podem transformar a aparência e a saúde da sua pele!

Pesquise bastante, troque informações com amigas que têm o mesmo tipo de pele e converse com um dermatologista de sua confiança para conseguir indicações que realmente vão te ajudar.

Aposte no poder da argila verde

A argila é uma substância natural que promove diversos benefícios para a pele. A argila verde, mais especificamente, ajuda a eliminar toxinas e impurezas que são responsáveis pela dilatação dos poros. 

Ela regula a produção de óleo e diminui a produção de sebo no rosto. Tudo isso também ameniza a aparência de poros dilatados que tanto te incomodam.

Rotina de skincare para pele mista e oleosa

Uma mulher negra está com os cabelos enrolados em uma toalha. Ela espalha um creme branco em seu rosto.
O passo a passo de cuidados com a pele oleosa precisa ser seguido direitinho.

Como você pode ver, os poros dilatados são mais comuns nas peles mistas e oleosas. Para driblar os incômodos que são frequentes nesses tipos de pele, nada como uma rotina de skincare regrada.

Você pode dividir a rotina de cuidados em dois períodos: o diurno e o noturno. De manhã, siga cinco passos principais: limpar, tonificar, hidratar, tratar e proteger

A rotina noturna pode ser mais curta, com apenas três passos: limpar, tonificar e tratar. E se você não usa nenhum cosmético de tratamento à noite, pode hidratar a pele se sentir necessidade.

1. Limpeza

Para a limpeza, use o sabonete, ou gel de limpeza, recomendado para o seu tipo de pele. Mesmo que a água quentinha seja uma delícia, prefira lavar o rosto com água fria ou em temperatura ambiente. 

Na hora de enxugar a pele, não faça movimentos bruscos com a toalha, tá bom? Essa prática evita que a fricção estimule as glândulas sebáceas e deixe a pele ainda mais oleosa.

2. Tonificação

Tonifique a pele com um bom tônico ou água micelar. Esse produto ajuda a eliminar as impurezas mais profundas que não saíram com o sabonete e preparar a região para receber os outros produtos.

3. Hidratação

Agora você já sabe que não dá para pular a etapa da hidratação, não é mesmo? 

Para garantir a hidratação na medida certa, invista em fórmulas oil-free e com textura leve.

4. Tratamento

No passo de tratamento, vale inserir uma boa vitamina C ou algum ácido que possa ser usado durante o dia.

5. Proteção solar

O protetor solar é indispensável, combinado? Ele pode melhorar a aparência da sua pele, mas seus benefícios vão muito além das questões estéticas. Usar protetor solar é uma questão de saúde!

Outro problema bastante comum nas peles oleosas é a frequente presença de cravos e espinhas, né? Confira 10 dicas para lidar com a acne adulta que vão te ajudar a encarar essa questão com mais leveza.

Se esse post te ajudou a entender melhor como cuidar da sua pele e dos seus poros, assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e todas as novidades da Loungerie!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie