HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Coloração pessoal: você sabe qual é a sua paleta de cores?

Saiba como descobrir sua paleta de cores pessoal para combinar looks no dia a dia!

21 de junho, 2021

Você já passou pela experiência desagradável de encontrar uma roupa linda mas sentir que aquela cor não ficou tão boa em você? Isso definitivamente não é coisa da sua cabeça, a coloração pessoal explica! 

A coloração pessoal consiste em uma das principais etapas da consultoria de estilo. Pode parecer difícil, mas essa técnica pode te ajudar muito na hora de criar seus looks.

O ponto chave é que algumas cores são capazes de nos deixar mais bonitas, com a pele iluminada, amenizando manchas e olheiras, por exemplo. E esse é um estudo que depende muito de cada pessoa, então não há um padrão para as cores.

O objetivo é simples: definir quais os tons mais adequados para valorizar os aspectos naturais e particulares de cada um! 

Depois de uma análise cromática, que é um estudo das tonalidades presentes na pele, essa paleta de cores pode ser usada para a escolha de roupas, acessórios, maquiagens e até mesmo esmaltes.

Quer entender o que é e como descobrir sua coloração pessoal? Fique ligada!

O que é coloração pessoal?

Mulher de frente à uma mesa cheia de tecidos coloridos. Essa mulher possui cabelo curto castanho escuro, está maquiada e usa uma blusa branca com uma saia verde água.
Já percebeu como algumas cores parecem te deixar mais apagada ou mais viva? Sua paleta de cores é aquela que vai ressaltar sua coloração pessoal! (Reprodução: Persona Consultoria de Imagem / Pinterest)

Também conhecida como colorimetria, nada mais é do que uma técnica que avalia a temperatura, intensidade e profundidade da pele para descobrir o tom e subtom da pessoa.

Com isso, é possível encontrar sua paleta de cores ideal, sendo a que mais conversa com seu perfil. Na prática, é aquela que vai suavizar a textura da pele, iluminar e te deixar com uma aparência mais harmônica e descansada.

Nos anos 40, a estilista e artista plástica americana Suzanne Caygill criou o método de análise de cor, que foi aprimorado ao longo dos anos. Para a artista, existiam quatro paletas que eram inspiradas pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno

No entanto, somente essas não eram suficientes para abranger a diversidade de tons e subtons de pele e assim surgiu o método sazonal expandido – que é o que usamos hoje em dia!

Agora, os especialistas em coloração pessoal trabalham com 12 opções diferentes de paletas de cor:

  • Primavera pura, clara e intensa 
  • Verão puro, suave e claro
  • Outono puro, suave e profundo
  • Inverno puro, intenso e profundo

Como descobrir minha paleta de cores?

Para descobrir sua paleta de cores, é necessário o que chamamos de análise cromática

Mas antes de tudo, precisamos ir além e entender como essas definições por grupo funcionam.

Tom e subtom de pele

Em nossa pele temos os pigmentos que afetam a definição da nossa coloração pessoal – melanina, caroteno e hemoglobina.

A melanina define o tom, pois é a principal responsável pela pigmentação da pele. Já os subtons são definidos pela hemoglobina e caroteno, podendo ser frio, neutro ou quente. 

A partir desse teste, analisamos quais cores mais harmonizam com seu tom e subtom de pele, cor dos olhos, cabelo e sobrancelhas naturais e também a cor que as veias aparecem.

Assim, podemos descobrir qual característica é mais relevante: temperatura, profundidade ou intensidade.

Temperatura

A temperatura da pele é basicamente definir se a pele é quente ou fria

Os tons quentes possuem pigmentação amarelada, como o amarelo, laranja, marrom e verde. Já as cores frias possuem pigmentos azulados, como o azul, lilás, rosa e cinza.

A pele neutra não vai apresentar a temperatura como característica mais relevante, então podemos dizer que nela não predomina esses pigmentos. Esse tipo de pele é bem comum em países mais miscigenados.

Um bom exemplo de pele com a temperatura quente, que possui uma pigmentação mais amarelada, é a da cantora e empresária Rihanna.

Numa análise de coloração pessoal, a pele dela receberia a temperatura como fator principal na hora de encontrar uma paleta de cores. Nesse caso, até mesmo a cor dos olhos se encaixa, pois o verde faz parte das tonalidades quentes.

Cantora Rihanna, uma mulher de pele negra, olhos verdes e cabelos castanhos. Ela está em um evento, usando um vestido verde água.
A cantora Rihanna tem um tom de pele mais quente e com subtons amarelados. (Reprodução: Cubankite / Shutterstock).
Como descobrir a temperatura da pele?

Para essa pergunta a resposta é bem simples! 

A maneira mais fácil de descobrir se você possui a pele quente ou fria é observando como as veias aparecem. Se elas são esverdeadas, a temperatura é quente e se elas aparecem roxas ou azuis, é fria.

No entanto, é possível que você tenha veias verdes, roxas e azuis e isso significa que sua pele será classificada como neutra. 

Na análise de coloração pessoal, a primeira coisa a ser descoberta é a temperatura. Mas a definição só ocorre se a temperatura for a característica mais relevante para a pessoa. Se não for, vai dar neutra.

E se der neutra, partimos para os próximos tópicos: a profundidade e a intensidade.

Intensidade

A intensidade é a característica que define se a cor é viva ou opaca.  Se for viva é uma cor forte e pura e quanto menor for sua intensidade, mais suave e opaca ela é.

A atriz Jennifer Aniston, estrela do seriado Friends, possui uma pele com intensidade baixa. Sua pele é bem clara, com fundo rosado e temperatura fria. 

Sua paleta de cores compatível é a Verão Suave, essa paleta também é composta por cores opacas, suaves e frias. 

Atriz Jennifer Aniston, loira de pele clara e olhos azuis. Ela está usando um cropped bege tomara que caia e uma saia preta, ela está em um evento.
Com a pele clara, fria e de subtons rosados, a atriz Jennifer Aniston é Verão Suave (Reprodução: Kathy Hutchins / Shutterstock)

Profundidade

Várias amostras de paletas coloridas e tecidos em cima de uma mesa branca. Também há um manequim em cima da mesa.
Numa escala de cores, a profundidade é definida pela ausência de pigmentos ou pela adição deles, quanto mais se aproximar do preto, a pele terá mais profundidade. (Reprodução: Ana Barros / Pinterest)

A profundidade é uma das mais fáceis de se descobrir, pois é a característica da cor que define se a pele é clara ou escura, de acordo com sua proximidade ao branco ou preto.

É interessante ressaltar que na análise de coloração pessoal essas características não são alteradas, mesmo que a pessoa esteja bronzeada.

Depois de uma breve análise da sua pele, você pode ter uma ideia se ela é quente, fria, neutra, se a cor é viva ou opaca e também qual a profundidade. E então vamos para a melhor parte da descoberta da coloração pessoal: o teste de cores. 

Teste de cores!

Normalmente, o responsável por fazer a análise cromática é um profissional de consultoria de moda, mas não é difícil fazer sozinha

Agora que você conhece as principais características para encontrar sua paleta de cores, você vai precisar de: 

  • Um espelho
  • Luz natural
  • Tecidos de cores variadas 

Fique de frente para a luz natural e posicione o espelho na sua frente. Coloque os cabelos para trás e comece a experimentar com as cores em sua pele.

Os tecidos devem ser segurados na altura do pescoço e você deve se atentar no efeito de cada cor, principalmente nas olheiras e marcas de expressão. 

É quase como mágica! Algumas cores têm o potencial de fazer as linhas de expressão, manchas e olheiras simplesmente desaparecerem.

Existem até aplicativos que podem te ajudar na hora de descobrir sua coloração pessoal, caso você precise de uma ajuda extra!

Aproveite para transformar seu teste de cores em um momento divertido, você pode separar um dia para fazer seu spa day caseiro e após um momento de cuidados com a pele, descobrir sua coloração pessoal.

Assim, após a limpeza e esfoliação leve da pele, ela estará ainda mais saudável e sem manchinhas de produtos como base ou protetor solar, para favorecer uma escolha mais assertiva da paleta ideal.

Agora descubra as opções de paletas de cores que você pode dar match na sua coloração pessoal!

Paletas de cores 

Existem 12 opções de paletas de cores disponíveis de acordo com método sazonal expandido, sendo três diferentes para cada estação.

Primavera

Atriz Jada Pinkett-Smith, mulher negra de cabelos lisos e curtos, em um penteado bem preso, ela também usa um vestido verde bem soltinho.
A paleta de cores Primavera é perfeita para a atriz Jada Pinkett-Smith e conta com três opções diferentes: pura, clara e intensa. (Reprodução: Featureflash Photo Agency / Shutterstock)

As pessoas que possuem coloração pessoal compatível com a paleta primavera pura possuem subtom quente, com muitos pigmentos amarelados e os cabelos dourados ou ruivos.

Já na primavera clara, o subtom também é quente, porém menos que a anterior – algo que se aproxima mais de um pêssego. No geral, pode ser considerada média por não trazer tons tão vivos, nem tão opacos. 

E por fim, a primavera intensa é uma paleta que possui a intensidade como característica principal – sua temperatura quente é bem visível. É a paleta primavera que mais chama a atenção por seus tons fortes e vibrantes.

Verão

Atriz Gwyneth Paltrow, ela é uma mulher branca de cabelos loiros e sua paleta de cores é a verão claro, que permite que ela utilize tons mais vibrantes, como a blusa amarela que ela está usando.
A atriz Gwyneth Paltrow pode ser considerada Verão Claro e pode apostar sempre em tons mais vibrantes. (Reprodução: Kathy Hutchins / Shutterstock)

Verão puro é dedicado às pessoas que possuem a pele rosada e bem sensível. É uma pele fria e com baixo contraste. 

O verão suave é uma paleta parecida com a anterior, pois também pertence a pessoas de pele com fundo rosado, incluindo pele negra retinta. A única diferença está na intensidade, que é baixa. Elas também são suaves e opacas. 

A cartela de cores verão claro é para pessoas de pele clara e fria, mesmo que essa seja a paleta que mais apresenta tons vibrantes.

Outono

Atriz Lily Collins, ela é uma mulher branca com muito contraste, pois seus olhos e cabelos são castanhos escuros. Ela usa roupa preta e batom vinho.
A atriz Lily Collins é um caso claro de Outono: bastante contraste entre a pele, olhos e cabelos (Reprodução: Featureflash Photo Agency / Shutterstock)

Se você se identificar com a paleta de cores outono puro, significa que sua pele possui um alto contraste. 

Ou seja: seus olhos e cabelos são bem mais escuros que sua pele. A temperatura é quente, porém opaca e os tons podem ir dos mais claros até os mais escuros. 

Outono suave é para pessoas de pele amarelada, que mesmo possuindo a característica principal de peles quentes, sua baixa intensidade também é um fator determinante. Geralmente possuem sardas e também podem ser identificadas nos diferentes tons de pele. 

Já a outono profundo é composta por tons quentes e alta profundidade, que significa que os tons são escuros. As pessoas que identificam sua coloração pessoal com essa paleta possuem subtons acobreados e peles opacas, com alto contraste. 

Inverno

Cantora Katy Perry em uma evento, com os cabelos loiros na altura dos ombros e usando batom e acessórios vermelhos.
A cantora Katy Perry é um exemplo de Inverno! (Reprodução: Silvia Elizabeth Pangaro / Shutterstock)

Inverno puro na colorimetria corresponde a uma pessoa de altíssimo contraste, como pessoas brancas com cabelos, olhos e sobrancelhas escuros ou pessoas negras com cabelos, olhos e sobrancelhas claros. 

Inverno profundo é um pouco semelhante, pois sua temperatura também é fria, mas ela é suave e opaca. As pessoas dessa paleta possuem contraste alto.

E por fim, inverno intenso é um pouco diferente pois representa pessoas de subtom amarelado. As cores da paleta são frias, porém combinam perfeitamente com a temperatura quente da pele.

Gostou de saber mais sobre coloração pessoal? Esse é um ótimo jeito para incluir novas cores no seu dia a dia e valorizar sua beleza ainda mais!

E pode ser um ótimo ponto de partida para dar aquela renovada no guarda roupa, focando em peças que funcionem melhor para você – e sim, estamos falando também das suas lingeries! 

A nossa coleção da Sweet Lace é uma das mais coloridas que temos e com certeza você vai achar a cor certa da sua paleta de coloração pessoal.


Quer saber mais sobre moda e beleza? Confira mais em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie