HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Collab da Loungerie com a Olívia Palito para o dia das mães!

Nesse dia das mães, a Loungerie lança uma coleção junto da Olívia Palito. Confira o que preparamos nesse artigo e descubra mais sobre essa personagem histórica.

26 de abril, 2023

Para o dia das mães, a Loungerie lança uma coleção junto da Olívia Palito para trazer aos seus clientes produtos que reflitam a personagem e seus valores principais, que muito se assemelham a características maternas, embora a personagem não tenha se tornado mãe em sua narrativa, ainda.

Embora ela ainda não seja mãe, ela foi escolhida para a collab do dia das mães justamente por personificar a sensibilidade, autoconfiança e empoderamento que é único das mulheres, sejam elas mães ou não.

Essa collab consiste, principalmente, no lançamento de um conjunto de pijama especial para as mulheres que procuram conforto e elegância sem abrir mão de uma pegada mais fun e irreverente, que é muito bem-vinda no dia a dia.

Essa coleção da Loungerie com a Olívia Palito irá trazer produtos com pijamas clássicos de tecido plano que definitivamente você não vai querer perder.

Por que a Olívia Palito?

Mas você deve estar se perguntando: por que a Olívia Palito? E por quê para o momento do dia das mães?

Bem, mencionamos brevemente acima mas o motivo da escolha desta personagem é por tudo que ela representa dentro do contexto feminino e também por se alinhar perfeitamente com o que defendemos como marca: a expressão da individualidade da mulher, seja ela quem for.

Mesmo ela não sendo mãe, também vemos nesse personagem uma preocupação muito forte com os outros, demonstrando um lado de cuidado, carinho e afeto muito latentes, encaixando perfeitamente com o mês de maio e com o dia das mães.

Como foi criada a personagem Olívia Palito?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, esta personagem não surgiu nos desenhos animados do Marinheiro Popeye, que muitas de nós assistíamos na infância. A Olívia Palito, tão icônica e reconhecida no mundo todo, foi criada em 1919 nos Estados Unidos, pelo cartunista Elzie Crisler Segar. Na época, Olívia Palito era a personagem central de uma série em quadrinhos chamada “Thimble Theater”, ou “Teatro de Dedal” em português.

As histórias dessa série em quadrinhos giravam em torno dela, de sua família (seu irmão, sua mãe e seu pai) e de seu namorado, que não era o marinheiro Popeye, inicialmente. O formato dessas histórias seguia o formato padrão das tirinhas de quadrinhos da época (histórias curtas com poucos quadrinhos), mas já nesse início a trajetória da Olívia Palito se mostrava pioneira pois seu criador desenvolveu um formato de história em quadrinhos que não acabava, mas que possuía continuidade.

E sobre o quê eram essas tirinhas em quadrinhos?

Olívia Palito, por ser a personagem central, desempenhava um papel de liderança como mulher na família. De modo geral, esses quadrinhos cômicos contavam situações cotidianas, e por vezes fantásticas, de sua família um pouco disfuncional, onde Olívia Palito resolvia os problemas que apareciam ao mesmo tempo em que lidava com questões de gênero da época. Seu primeiro namorado, um tipo de malandro atrapalhado, vivia querendo casar com ela, mas Olívia nunca aceitava a proposta.

Sempre com bom humor, Olívia demonstrava que era possível ser uma mulher independente, forte e com um bom coração.

Curiosidades sobre a Olívia Palito

Desde o início das tirinhas, Olívia Palito já possuía o visual tão memorável que conhecemos até hoje. E para além das aparências, o seu jeito sempre amável e divertido. Vamos conferir mais algumas curiosidades sobre a Olívia Palito?

Olívia Palito surgiu antes do Popeye

Sim, é isso mesmo! As histórias em quadrinhos da Olívia Palito surgiram em 1919 e foi só em 1929 que um certo marinheiro chamado Popeye apareceu pela primeira vez nesses quadrinhos. Apesar desses dez anos de diferença, Popeye caiu no gosto popular e rapidamente se tornou o personagem principal dessas histórias, que passaram a ter uma ótica mais aventureira. Em 1936, as tirinhas passaram a se chamar “Popeye”.

Olívia Palito passou então a ser o par romântico do Marinheiro Popeye. Em 1930, Popeye já tratou de despachar de vez o antigo namorado dela; na base da pancada, é claro. A partir dessa época, Olívia e Popeye passariam a ser de forma definitiva o casal de namorados que todos conhecemos.

E você sabe por que temos essa falsa impressão de que os dois personagens, Olívia e Popeye, surgiram juntos? O motivo é que, pelo menos aqui no Brasil, a versão em desenho animado das aventuras do Marinheiro Popeye (os desenhos que sem dúvida quase todas conhecemos) era muito mais divulgada, e consequentemente vista, do que os quadrinhos originais do começo do século XX.

Foi inspirada em uma mulher real

A personagem Olívia Palito não saiu sozinha da cabeça de seu criador, o cartunista E. C. Segar, mas foi inspirada em uma mulher real! Na cidade de Chester, nos EUA, havia uma dona de armazém chamada Dora Paskel, nascida em 1872, que serviu de modelo para o desenvolvimento da personagem Olívia.

Dora Paskel possuía muitos dos aspectos físicos que seriam depois incorporados no traço de Segar; ela era alta, magra, usava vestidos com botões e sempre estava com seus cabelos enrolados em um coque.

Um retrato de mulheres reais

A Olívia Palito também desempenha um papel de representatividade por não ter um corpo padrão (vide o nome “Palito”) que por muito tempo foi a norma dentro do universo de moda íntima, pijamas e lingeries sensuais.

O legado da Olívia Palito para as mulheres

Outro ponto que nos compele quando falamos de Olívia Palito é a ousadia, sem perder o requinte. Olívia é quem é sem pedir desculpas e sem ter medo de expressar o que realmente sente.

E é este sentimento de empoderamento que a Loungerie enquanto marca procura fomentar nas mulheres, dando os meios para que elas se sintam mais confiantes e poderosas, assim como a Olívia Palito. 

Olívia Palito e o logo da Loungerie.
Confira a collab da Loungerie e Olívia Palito!

Olívia é Olívia, e ela tem orgulho disso.

Por fim, são muitos os aprendizados que um personagem como Olívia Palito pode nos trazer e também são muitas as facetas que ela pode representar. Afinal, as mulheres são indivíduos plurais, diferentes e com vontade de mudança, sempre que quiserem!Por isso não deixe de aproveitar essa chance e confira a coleção especial que a Loungerie e a Olívia Palito prepararam para você!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie