HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Cabelo seco: veja as características e os cuidados essenciais

Embora muitas pessoas confundam cabelos secos com ressecados, os cuidados com os fios devem ser diferentes e são muito importantes!

27 de dezembro, 2021

Algumas características e especificidades do cabelo seco podem ser um sofrimento para quem tem esse tipo de fio. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar! Isso é bastante comum. 

Você sabia que existem cuidados simples de serem inseridos na rotina e que podem amenizar esses efeitos indesejados?

Por isso, hoje vamos te ajudar a entender quais são as principais características do cabelo seco e qual a diferença comparado ao ressecado. Além disso, você também pode conferir nossas dicas valiosas para aprender a cuidar desse tipo de fio. Vamos lá?

Principais características do cabelo seco

Mulher loira com cabelos esvoaçantes usando camisa preta. Ao fundo, há algumas rochas.
Falta de brilho e frizz são as características mais comuns.

As características do cabelo seco, pelo adjetivo, podem parecer meio óbvias, né? Porém, algumas delas não são tão claras e evidentes assim. Listamos as principais a seguir:

Opacidade

A opacidade é definitivamente uma das características mais marcantes e evidentes dos cabelos com fios secos ou ressecados.

Enquanto quem tem cabelo oleoso sofre com o excesso de brilho, as pessoas com cabelo seco sofrem com fios opacos e aspecto de pouca vida.

Excesso de volume e frizz

Outra característica bastante comum nos cabelos secos é o volume difícil de controlar

Além disso, a falta de oleosidade natural dos fios causa frizz, outra característica comum desse tipo de cabelo.

Fios mais quebradiços

Os cabelos secos também podem ser mais frágeis. Isso ocorre porque eles perdem com mais facilidade os nutrientes responsáveis pela elasticidade dos fios. 

Por isso, um dos desapontamentos de quem tem esse tipo de cabelo é a quebra dos fios com bastante frequência.

Tendência a pontas duplas

Como os fios são mais frágeis, os cabelos secos têm mais tendência a apresentar pontas duplas. Segundo a dermatologista Alexandra Bononi, a falta de nutrientes que protegem a cutícula do cabelo deixam os fios mais quebradiços.

Isso também pode dar origem às pontas finas. Elas são as responsáveis por deixar o cabelo com aquele aspecto ralo nas pontas que não agrada muita gente.

Cabelo seco X cabelo ressecado: qual a diferença?

Duas mulheres negras, de cabelos cacheados sorrindo. Ambas usam vestidos em tons de marrom e estão sentadas em um chão branco.
Basicamente, um é seco e o outro está seco.

Simplificando, o cabelo seco é um tipo de cabelo, enquanto o cabelo ressecado é um estado. Achou muito confuso? Então vamos a um exemplo: um cabelo oleoso pode estar ressecado naquele momento, mas não é seco o tempo todo.

O cabelo pode ficar ressecado por vários motivos, desde o excesso de químicas até o clima da região. Por isso, é importante saber identificar quais fatores deixam seu cabelo mais ressecado e como você pode driblá-los.

De forma geral, o cabelo ressecado pode ser afetado por causas externas, diferente do cabelo seco. É normal, por exemplo, perceber o cabelo mais ressecado depois de enfrentar uma ventania — que é um fator externo.

8 dicas de cuidados para cabelos secos

Mulher loira de costas com o cabelo sendo penteado por uma escova preta.
Dicas bem simples podem te ajudar a melhorar bastante o aspecto do cabelo seco, sabia?

Assim como qualquer tipo de cabelo, os cabelos secos exigem cuidados específicos para que fiquem sempre deslumbrantes e saudáveis. 

E esses cuidados nem são bichos de sete cabeças, viu? São dicas simples que cabem na rotina sem pesar muito.

Selecionamos os principais pontos de atenção quando o assunto é cabelo seco e os cuidados essenciais. Será que você anda fazendo algo que pode prejudicar a saúde e a beleza dos seus fios? Vem ver!

1. Usar shampoo e condicionador próprios

Graças ao avanço da tecnologia na indústria cosmética, hoje existem diversos shampoos para os mais variados tipos de cabelo. 

Os produtos para cabelos secos têm altas concentrações de ativos. São eles que hidratam e equilibram os nutrientes necessários para torná-los mais sedosos, brilhantes e saudáveis.

2. Usar a máscara corretamente

Além de escolher os produtos corretos para cuidar do seu cabelo, o modo de usar também é de extrema importância, viu? 

Cada máscara de hidratação funciona de uma forma e você deve estar atenta a todas as instruções na embalagem do produto

Deixar a máscara agindo menos tempo do que o recomendado nas madeixas, por exemplo, é uma perda de dinheiro e também de tempo. 

Se você não tem paciência para esperar o intervalo longo recomendado, precisa saber que existem boas máscaras que agem por 3 ou 5 minutos no cabelo. Então, você pode aplicá-las e removê-las durante o banho.

3. Tomar banho com água morna ou fria

Você já deve ter percebido que durante o inverno a pele fica mais desidratada, não é mesmo? É comum sentir a pele mais seca devido aos banhos quentes.

A mesma coisa acontece com o cabelo, já que ele também abre suas cutículas e acaba perdendo água. Por isso, embora você goste muito, não é indicado lavá-los em água muito quente.

O banho quente também é prejudicial ao couro cabeludo, que pode até mesmo descascar. Então é melhor evitar, certo?

4. Não esfregar as pontas

Se você tem mania de esfregar as pontas do cabelo na hora de lavá-lo, saiba que isso pode prejudicar o seu cabelo! 

A maior parte da sujeira “pesada” está no couro cabeludo, então, não há necessidade de esfregar as pontas. Essa prática só resseca ainda mais o cabelo!

O mesmo vale para a toalha amarrada na cabeça, viu? Tome cuidado na hora de secar o cabelo e seja gentil com as suas madeixas.

5. Pentear o cabelo úmido

Quem já se aventurou em pentear o cabelo seco sabe que essa não é uma ideia muito boa, não é mesmo? Os fios acabam quebrando muito mais e o frizz fica praticamente incontrolável.

Quando penteamos os cabelos ainda úmidos, eles estão mais flexíveis. É por isso que as chances de quebrar diminuem muito! 

Então, nossa dica é pentear o cabelo logo depois de sair do banho e após desembaraçá-lo com os dedos ou com um pente largo.

6. Usar secador e chapinha com sabedoria

Secador, chapinha e até o babyliss podem ser ótimos amigos quando estamos a fim de mudar um pouco o visual, mas devem ser usados com equilíbrio. 

Essas ferramentas são fontes de calor e alcançam altas temperaturas que podem desintegrar as estruturas capilares, causando quebra e queda.

Especialmente para quem tem cabelo seco, o uso dessas ferramentas deve ser feito com atenção redobrada e exige alguns cuidados.

Tente não utilizá-los todos os dias. Quando for usar, não esqueça de aplicar um bom protetor térmico. Seus cabelos vão agradecer!

7. Não abusar das químicas

Você ama fazer descoloração, tintura e progressivas? Então deve saber que todos esses procedimentos têm altos índices de compostos químicos que são super prejudiciais às nossas madeixas. 

Eles deixam o cabelo mais fragilizado, dando margem para queda e quebra dos fios com bastante facilidade.

Se você é adepta das químicas, tenha em mente que o seu cabelo precisa de vários cuidados que vão além do shampoo e condicionador de todo dia. 

Ah, e é claro, esses procedimentos devem ser feitos com profissionais de confiança que vão minimizar os danos causados pelas químicas, combinado?

8. Manter o corte em dia

Isso mesmo que você leu! Sempre que possível, corte o cabelo para eliminar as pontas quebradas e excessivamente ressecadas, nem que seja “só as pontinhas”. 

Isso dá um up no visual, que fica ainda mais na moda. Mas não é só isso: a aparência das suas madeixas fica muito mais saudável e bonita!

Pratique o desapego para ver as maravilhas que um cabelo bem cortado pode trazer para a sua vida.

Normalmente quem tem o cabelo seco, também pode apresentar essa característica na cútis. Para melhorar a aparência dela, veja nossas dicas sobre cuidados com a pele seca e fique sempre bonita e saudável!

E para continuar de olho nos melhores conteúdos sobre beleza, moda, saúde e estilo de vida, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do nosso blog. Toda semana postamos as últimas notícias e dicas imperdíveis sobre esses universos!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie