HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

6 looks monocromáticos para você se inspirar!

Atemporal, a tendência surgiu há muitas décadas e continua em voga até hoje

10 de outubro, 2021

Se você ainda não conhece esse truque de estilo famosíssimo, chegou a sua hora! 

De acordo com o dicionário, monocromático é algo que possui uma única cor. Já na moda, isso pode ser um pouco diferente.

Por causa do significado, pensamos que só podemos usar a mesma cor, obrigatoriamente na mesma tonalidade. Porém, temos total liberdade de usar toda a cartela de tonalidades numa mesma produção de look monocromático. 

Esse leque de possibilidades com a mesma “base de cor” é conhecido na moda como o clássico monocromático! Chamar de tendência realmente não se encaixa, já que é famoso há muitas décadas e nunca sai de moda

Looks monocromáticos pela história

Assim como diversos fatores na sociedade, a moda acompanha e faz história. E ela pode ser extremamente importante para explicar alguns períodos. 

No século XX, por exemplo, nós temos o que parecem ser as primeiras influenciadoras de moda, que eram as atrizes e figuras políticas da época. 

A primeira dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, foi uma das referências mais marcantes e influentes da moda em 1960. E como era de se imaginar, foi a responsável pela popularização de looks monocromáticos.

Jacqueline Kennedy, com um conjunto inteiro mostarda, acompanhada de seu filho pequeno em uma rua. Foto tirada em 1963.
Jacqueline Kennedy em 1963, vestindo seu look monocromático na cor mostarda.

As marcas mais famosas da época passaram a exibir peças e conjuntos monocromáticos, incluindo sapatos e acessórios. E o que parecia ser apenas uma tendência, continuou em alta.

Mas, diferentemente das outras modas que surgiram na época, essa permaneceu e foi se modificando com o tempo, acompanhando os estilos que surgiam. 

Com isso, os desfiles das marcas mais influentes incluíram conjuntos, vestidos e acessórios de uma mesma cor em suas coleções e isso criou uma identidade nesse estilo. 

Na época, os looks monocromáticos também foram importantes para a luta por igualdade feminina, já que eles eram popularmente conhecidos por impactar com mais seriedade. Era comum que as mulheres apostassem nesse estilo para ir ao trabalho, mesmo que em condições diferentes dos homens.

Não tenha medo!

Antes de tudo, sabemos que pode ser uma composição mais ousada, mas existem alguns passos para não errar na produção, como é o caso da análise cromática, que identifica intensidade, profundidade e temperatura da pele 

Assim, você pode descobrir quais cores vão te deixar com uma aparência mais descansada, sem olheiras e sem dar destaque às possíveis manchas do rosto causadas pelo sol.  

Descobrir sua paleta de cores pessoal pode te ajudar a ficar mais segura ao fazer um look monocromático, mas não se prenda nisso, a verdade mesmo é: você pode usar a cor que desejar!

Além disso, é nesse momento que você pode – e deve – combinar aqueles brincos e colares que ficam esquecidos na gaveta de jóias por “não combinarem com nada”. 

E como falamos anteriormente, é possível combinar diferentes tonalidades nessas produções. Vamos conhecer? 

Use a cartela de cores ao seu favor

Os looks monocromáticos podem facilmente ser muito estilosos com diferentes tonalidades de uma cor. Na verdade, isso faz com que ele fique ainda mais elegante, pois os tons harmonizam entre si.

Isso ajuda muito quando são peças separadas, por exemplo uma calça com uma blusa, saia midi e cropped… Afinal, pode ser difícil encontrar os mesmos tons em peças distintas. 

No caso de peças únicas, como vestidos e macacões, temos as opções mais práticas possíveis. Você pode até complementar o look com um blazer ou acessórios, mas são produções que chegam praticamente prontas!

Antes das inspirações de looks monocromáticos, vamos conhecer esse clássico atemporal baseado nas cores primárias! Espia só:

Amarelou!

Modelo branca, seu cabelo é castanho escuro com corte chanel e franjinha. Ela está de óculos escuros, ao telefone, e seu look monocromático conta com blusa de frio, saia e sapato alto.
A paleta de cores amarela conta com variações de laranjas e até mesmo tons amarelos mais claros, como cores pastéis. (Reprodução: Pinterest / Who What Wear)

Para começar, vamos falar sobre esse look com base amarela! Ele não consiste em um amarelo puro e vivo, pois são tons bem terrosos – e muito modernos.

Algo legal nas produções monocromáticas amarelas é que o dourado é muito bem vindo, portanto jóias, acessórios e sapatos estão na lista de acessórios que combinam demais!

É ótimo para exercitar a criatividade, pois o amarelo é uma cor naturalmente mais vibrante e divertida, além de ter uma pegada bem fashionista.

Nesse look, também percebemos a mistura de tecidos: a saia midi se possui um tecido soltinho, enquanto a blusa é semelhante à couro ecológico. Isso ajuda a trazer contraste, movimento e modernidade ao look, fora que o couro traz brilho, enquanto a saia tem menos destaque. 

Que o amarelo é a aposta certa para o verão, não é novidade. No entanto, quando utilizado em cores parecidas com camel – que é o caso do look monocromático acima – também é a cara do outono e inverno.

Vermelho é a cor mais quente

Duas mulheres brancas, em uma rua, com look monocromático vermelho. as duas estão de vestido e sapato de bico fino, usando óculos escuros.
Produção com muita elegância, toda de vermelho! (Reprodução: Pinterest / beijosbluesblog)

Agora, um clássico: look all red!

É fato que o vermelho é uma cor super forte, cheia de sensualidade e personalidade. E é exatamente por isso que um look all red chama tanta atenção pela beleza. 

E a melhor parte: não é difícil de combinar! O vermelho tem muitas outras cores em sua cartela de tonalidades, incluindo até mesmo tons mais rosados ou roxos, que podem compor muito bem esse look.

O vermelho total é muito poderoso e prático, pois traz muito glamour e é perfeito para diversas ocasiões.

Tudo azul!

Mulher branca e loira, com um look monocromático azul. Ela usa calça jeans, blusa de lã e uma blusa de gola alta. Está em um cenário urbano.
O look all jeans é uma ótima opção para uma produção monocromática azul! (Reprodução: Pinterest / ELLE France)

O azul, queridinho no mundo todo tem alguns benefícios: está naturalmente presente em tonalidades diferentes na cartela pessoal da maioria das pessoas. Seja em tons mais claros ou mais fortes, sempre marca presença!

Além disso, peças em jeans fazem parte das produções mais famosas em looks azuis, como é o caso do look acima. Isso faz com que seja muito fácil combiná-las com roupas que já temos em casa. 

Afinal, a peça mais óbvia que temos em casa é a famosa calça jeans, super versátil! Você pode apostar em lavagens e modelos diferentes, como mom, jogger, e todas as outras. 

Inspirações de looks monocromáticos

Como já falamos sobre os looks nas cores primárias, que tal agora nos inspirarmos em clássicos? 

Vem com a Loungerie!

All black, baby

Mulher branca de cabelos castanhos, óculos escuros e look all black, em um cenário urbano. Ela usa uma blusa, saia de couro, blazer grande e bota preta.
Quer uma produção certeira? Aposte no look all black! (Reprodução: Pinterest / Paola Alberdi)

Se mesmo assim você se sente insegura em testar produções de uma cor só, que tal apostar no preto – nada – básico? Assim você tem a certeza de um look moderno e elegante!

Esse estilo combina muito com uma pegada mais Rock and the City, pois é bem urbano e contemporâneo. Além disso, ele pede por uma bota ou coturno para combinar!

Para que as peças não se misturem e você consiga contraste nessa produção, ouse em diferentes texturas. No look acima, por exemplo, temos uma blusa canelada, blazer em alfaiataria, saia e bota de couro. 

Esse estilo é super prático para o dia a dia, pois combinam com absolutamente tudo. Se você quiser adicionar pontos de luz na produção, aposte em joias prateadas, douradas e, por que não, coloridas?

Impossível resistir! 

Branco, branco, branco

Mulher negra, de cabelos pretos em um corte chanel, usa um look todo branco. Sua calça e blusa estão combinando com a bolsa e em contraste com o sapato preto. A foto é tirada em um cenário urbano.
Tudo branco! (Reprodução: Instagram / We Fashion Trends)

Muito famoso como look do ano novo, o all white ganhou o coração das mulheres há muito tempo por ser muito elegante e estiloso.

O ideal é usar peças únicas ou até mesmo mais ousadas, como é o caso do casaco de frio acima: bem grande no modo street style! A combinação de tecidos e cortes são a chave para que a produção fique impecável.

Go green!

Mulher branca de cabelos castanhos e curtos, estilo chanel, com um look monocromático inteiro em verde com diferentes tonalidades.
O look all green é uma proposta mais difícil, mas o resultado é incrível.

De volta aos anos 90, os looks verdes estão super em alta por serem bem retrô!

Por causa das diversas tonalidades nessa paleta, existem muitas possibilidades de combinações, como verde claro, militar, menta, pastel e muitos outros. Além disso, a mistura de tecidos é muito bem vinda.

Esse estilo pode ser um pouco mais difícil de combinar, mas produções coloridas também estão super em alta atualmente. Vale a pena testar!

Gostou do conteúdo? Você também pode brincar com as cores da sua maquiagem para complementar o look monocromático! Que tal conhecer os tipos de delineado? Escolha o seu preferido e arrase!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie