HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

6 drinks com vinho para você testar em casa

Conheça os principais e mais saborosos drinks com vinho para testar em casa! 

29 de outubro, 2021

Aos amantes do vinho, não é necessário um evento ou ocasião especial para uma taça cheia da bebida. E se sozinho já é uma delícia, você não perde por esperar para testar combinações perfeitas e muito saborosas.

Afinal, essa delícia não precisa ser consumida apenas pura se podemos explorar todas as oportunidades e sabores diferentes

Drinks com vinho são ótimas opções para surpreender os amigos – e a si mesma -, pois agradam os mais variados gostos e funcionam tanto em dias frios, como em dias mais quentes.

Foi pensando nisso que a Loungerie trouxe um conteúdo recheado de curiosidades e receitas para você!

Você conhece a história do vinho?

Se você é uma amante assídua de vinhos, vai gostar de conhecer mais sobre o surgimento dessa bebida. A triste notícia é que não temos como saber com tanta precisão. Afinal, o vinho é ainda mais antigo que a escrita, dá para acreditar? 

Cada cultura conta a história do seu jeito, tendo variações até mesmo de religião para religião. O que sabemos é que a bebida acompanhou e fez parte de todo processo econômico e cultural de muitas civilizações.

Cruzou fronteiras e dominou o mundo!

Tudo indica que o vinho surgiu por acaso. Alguém possivelmente esqueceu uvas amassadas em um recipiente e a consequência foi a fermentação da fruta.

É claro que o vinho da época não era nada parecido com o que conhecemos hoje. As pessoas inclusive misturavam água, para deixar o sabor mais ameno ou completavam o copo com mel e ervas para trazer um gosto mais adocicado. 

Além disso, com o tempo, as civilizações que antigamente invadiam e conquistavam terras, levavam o vinho para lugares antes inimagináveis. E assim, foi incorporado no dia a dia de todas as pessoas. 

A consequência foram os mais diversos tipos de vinho que temos hoje em dia, possibilitando a criação dos drinks mais saborosos. Vamos conhecer?

Receitas de drinks com vinho 

Engana-se quem pensa que drinks só funcionam com vodka, cachaça ou espumante, como Aperol Spritz ou Mimosa. O vinho também possui um grande potencial para essa função!

Você pode seguir nossas indicações ou inventar sua própria receita. Por isso, deixe sua mente livre para possíveis combinações.

A seguir, você irá conhecer os drinks com vinho mais famosos e aprender como fazê-los para aproveitar no conforto de sua casa.

Clericot

Clericot, drink com vinho e frutas, semelhante a um ponche.
Muito refrescante, o Clericot é um clássico quando se trata de drinks com vinho!

O Clericot tem origem na França, mas se popularizou muito em países mais quentes como o Brasil, pois ele é perfeito para deixar sua tarde mais fresquinha!

Deliciosamente refrescante, esse coquetel é semelhante ao ponche, pois leva frutas frescas que ficam submersas no vinho. Na receita principal, também adiciona-se um pouco de licor de laranja, para dar um toque mais cítrico. 

É um drink leve e você pode escolher o tipo de vinho, mas o ideal é combinar os ingredientes ao vinho branco. É super fácil de harmonizar com o cardápio do dia!

Ingredientes

  • 750 ml de vinho branco seco;
  • ½  abacaxi;
  • 2 laranjas bahia;
  • Água com gás; 
  • 1 ramo de hortelã. 

Outro ingrediente que é possível adicionar na preparação do Clericot é a maçã, ou a troca do vinho branco seco por vinho tinto. Você escolhe!

Modo de preparo 

Descasque e corte as frutas em cubos pequenos, em seguida, despeje-as em uma jarra transparente e adicione o vinho. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, complete com a água com gás e o ramo de hortelã.

Deixe na geladeira por 20 minutos e está pronto para servir!

New York Sour

Copo de whisky com o drink New York Sour dentro, ele é amarelo com borda vermelha.
O New York Sour une o melhor dos dois mundos: whisky + vinho!

Esse coquetel nasceu por volta do século XIX, lá na cidade de Chicago. É um dos protagonistas quando falamos de elegância!

O efeito do vinho por cima vai além da beleza, uma vez que traz muito sabor e personalidade ao drink. Você também pode brincar com os diferentes sabores, desde o vinho suave ao seco!

Uma dica extra que vamos retomar no modo de preparo, é que você não pode mexer a bebida, pois o efeito do vinho na parte superior do copo deve se manter. Por isso, na hora de beber, dê um bom gole para aproveitar todos os sabores que o New York Sour proporciona!

Ingredientes

  • 60 ml de whisky bourbon;
  • 25 ml de limão siciliano;
  • 15 ml de xarope de açúcar;
  • Vinho tinto;
  • Gelo.

Modo de preparo 

Se você não sabe como fazer xarope de açúcar, não se preocupe, é bem fácil.

Em uma panela em fogo baixo, adicione uma xícara de açúcar e uma xícara de água e mexa. Não precisa deixar ferver e pode ser armazenado em uma garrafa de vidro, na geladeira.

Agora vamos ao drink! Em uma coqueteleira, coloque o whisky bourbon, suco de limão, xarope de açúcar, gelo e chacoalhe por 20 segundos! Coloque a bebida num copo e complete com vinho tinto. 

Não precisa mexer – o ideal é que o drink fique com duas cores. 

Vinho quente

Decoração de mesa natalina com dois copos de Quentão presentes, bebida tradicional brasileira.
Esfriou? O quentão pode ser uma ótima opção!

O vinho quente é uma bebida típica de épocas frias aqui no Brasil! Seguindo a tradição, ela é muito famosa em quermesses e festas juninas.

Pegue papel e caneta, pois sua receita é grande, mas vale muito a pena!

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 litro de vinho tinto;
  • 1 ½ de açúcar;
  • 20 gramas de gengibre ralado;
  • 1 litro de suco de laranja;
  • Cascas de 1 laranja;
  • Cascas de 1 limão;
  • 2 maçãs cortada em pedaços pequenos;
  • Cravo da índia a gosto;
  • Canela em pau a gosto.

Modo de preparo 

Em uma panela média, coloque o açúcar, as cascas de laranja e de limão, o gengibre ralado, o cravo e a canela. Deixe no fogo por alguns minutos, até que o açúcar derreta e forme um caramelo. Não esqueça de mexer!

Depois, retire a panela do fogo e adicione aos poucos a água e o suco de laranja. Volte a panela ao fogo até levantar fervura.

Enquanto isso não acontece, corte as duas maçãs em pedaços pequenos. 

Quando você perceber que o líquido está fervendo, desligue o fogo e adicione o vinho e as maçãs picadas. Sirva quente!

Spritzer de vinho branco com toranja

Uma taça de drink com vinho em cima de uma mesa de mármore. Ao lado, há um prato com rodelas de toranja, uma garrafa ao fundo e uma mão coloca água com gás na taça.
Refrescante e perfeito para um brunch, esse drink com vinho combina muito com o verão! (Foto: Reprodução/Vintage Kitty) 

Uma bebida refrescante e leve, perfeita para o verão e que funciona muito bem para qualquer ocasião, o spritzer de vinho branco com toranja é um dos nossos drinks com vinho favoritos!

A mistura entre o cítrico da vodka de toranja com o doce de vinho branco suave é surpreendente e agrada os paladares mais diversos, sendo uma delícia para brunch ou almoço. 

Gostou da ideia? Segue a receita!

Ingredientes

  • 180 ml de vinho branco suave;
  • 1 dose de vodka de toranja;
  • 90 ml de club soda;
  • Fatia de toranja;
  • Gelo.

Modo de preparo 

Encha até a metade de uma taça com gelo, então adicione a vodka de toranja e o vinho branco suave. Para decorar e trazer mais frescor, coloque uma fatia de toranja e um raminho de alecrim.

Termine com o club soda (ou água com gás, se você preferir) e sirva – não precisa misturar!

Batidas de vinho com fruta 

Copo com bebida com vinho rosé.
Misture sua fruta preferida e tenha os melhores drinks com vinho!

Se você deseja fazer uma bebida fácil e saborosa para uma tarde em família, uma batida de vinho pode ser a escolha perfeita.

Visto que existem diversos tipos de vinho, fica fácil harmonizá-lo com alguma fruta. Além disso, eles permitem variações! 

Experimente trocar as frutas e conhecer os diversos sabores que sua bebida pode oferecer. 

Por isso, aí vão duas dicas de drinks com vinho tão fáceis que você pode preparar em 10 minutos!

Vinho e abacaxi: Espanhola!

No mundo das batidas, a Espanhola é bem tradicional aqui no Brasil e consiste em uma batida de vinho com abacaxi. 

Esse drink não é nada leve, pois o leite condensado que vai na receita o deixa bem denso e super doce! Na receita tradicional, usa-se o vinho suave, mas você pode fazer com vinho tinto seco para não deixar a bebida muito enjoativa. Vai do seu gosto.

Ingredientes

  • 1 litro de vinho tinto – seco ou suave;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 abacaxi;
  • Gelo.

Modo de preparo 

Antes de tudo, você precisa descascar e retirar o miolo do abacaxi. Após isso, corte em pedaços menores e coloque no liquidificador junto aos outros ingredientes. Sirva gelado!

Vinho com maracujá

Por se tratar de uma fruta cítrica, o maracujá não combina com vinhos doces. Sendo assim, nossa sugestão é que você aposte em vinhos brancos secos! 

Os sabores se complementam e o resultado é simplesmente incrível.

Ingredientes

  • 300 ml de vinho branco seco;
  • 1 leite condensado;
  • 2 polpas de maracujá;
  • Gelo.

Modo de preparo 

Para preparar essa bebida, apenas despeje todos os ingredientes em um liquidificador e bata por dois minutos. Agora, é só servir!

Gostou do conteúdo? Temos muitos outros semelhantes em nosso blog! 

Aproveite para conhecer os drinks mais famosos em suas versões sem álcool, com certeza é uma ótima pedida para inovar, e o melhor, vale até mesmo para os pequenos!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie