HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

5 motivos saudáveis para fazer sexo na gravidez

Sexo durante a gestação é permitido e recomendado! Descubra todos os benefícios.

21 de junho, 2021

A gravidez é um período muito especial na vida de uma mulher. Sabemos que essa fase requer muito cuidado e atenção pelo bem da gestante e de seu bebê. 

Por isso, acabam surgindo muitas dúvidas sobre o que é seguro ou não fazer. E uma das maiores incógnitas cercam um tema muito específico e, ao mesmo tempo, muito comum: o sexo. 

Um estudo sobre sexualidade e atividade sexual na gravidez, publicado pelo International Journal of Obstetrics and Gynaecology, constatou que 49% das mulheres acreditam que a relação sexual prejudica a gravidez. Mas será que isso é realmente verdade?

O sexo na gravidez pode ser um tabu para muitas pessoas, mas a verdade é que as relações sexuais trazem diversos benefícios para a mãe e ajudam até mesmo na hora do parto.

Portanto, para uma gravidez sem complicações, a resposta é: sexo na gravidez, sim! Por que não?

Benefícios do sexo na gravidez 

Mesmo que muitos casais ainda tenham receio de manter as relações sexuais nesse período, o sexo na gravidez é considerado seguro. E se não for uma gestação de risco, além de seguro é indicado pelos ginecologistas!

É extremamente indispensável para a saúde física e mental da mulher, e também tem sua importância quando falamos do casal. 

Muitas pesquisas já mostraram que o sexo na gravidez tem muitos benefícios, portanto é super bem-vindo. Inclusive, é possível que a mulher sinta ainda mais prazer durante a relação sexual.

Nesse período, a lubrificação da vagina é intensificada e o volume de sangue no organismo também. Então, o corpo todo fica ainda mais sensível, potencializando também as sensações. 

Assim, as relações sexuais se tornam ainda mais prazerosas e os orgasmos mais intensos. 

Se você ainda tem dúvidas ou algum receio sobre o assunto, confira agora cinco benefícios do sexo na gravidez!

1. Estimula as defesas do corpo

Durante a gestação, é normal que o sistema imunológico fique mais vulnerável. Uma das maneiras de estimulá-lo é a atividade sexual, sabia?

Ter relações sexuais ajuda a impulsionar a produção de anticorpos, para que eles voltem aos níveis normais. Assim, o risco de pegar alguma doença viral, como a gripe, fica menor. 

2. Previne a pré-eclâmpsia

O sexo na gravidez reduz a pressão arterial, portanto ele é eficiente na prevenção da pré-eclampsia, uma complicação definida pelo aumento da pressão arterial da mulher após o terceiro mês de gestação.

Mesmo que a atividade sexual ajude a combater essa complicação, também é preciso manter uma dieta saudável, sem alimentos com muito sal que aumentem a pressão, tá bom?

3. Ajuda na hora do parto

Além de ajudar na autoestima, a prática frequente também melhora o condicionamento físico da mulher. 

O sexo pode ser o responsável por ajudar na hora do parto, pois fortalece a musculatura da vagina, conhecida como assoalho pélvico, de extrema importância na hora do trabalho de parto.

4. Benefícios emocionais

Casal sentado na cama, se beijando com uma foto do ultrassom na frente, esperando o primeiro filho.
É fundamental para a saúde do casal manter a intimidade intacta nesse momento tão delicado.

Além de ter sua importância para a ligação do casal, o sexo está relacionado à autoestima da mulher. Como o corpo passa por diversas mudanças físicas e hormonais na gravidez, é normal que o emocional fique um pouco abalado.

Então, esse é um momento a dois muito importante! Ao manter a vida sexual ativa, o casal reforça a intimidade e reduz a tensão e o nervosismo.

A oxitocina, conhecida como hormônio do amor, é liberada durante e após o sexo, por isso há uma sensação de renovação do vínculo amoroso, essencial para o casal. 

5. Melhora o sono

Tudo que a mãe sente, o bebê sente também! Essa frase super clichê que toda mamãe já ouviu no período da gravidez explica a melhora do sono.

É muito comum que a mulher não consiga dormir direito nesse período, às vezes o bebê fica muito agitado na barriga e é quase impossível pegar no sono. 

Como o sexo deixará a mulher relaxada, por conta do cansaço físico e dos hormônios produzidos para dar a sensação de bem-estar, essa sensação também é passada ao pequeno! Assim, vocês dois terão uma ótima noite de sono.  

E a saúde do bebê?

A principal dúvida quando falamos sobre esse assunto é a saúde do bebê. Como já falamos acima, por se tratar de um período sensível e particular para cada mulher, dizemos que para uma gravidez sem complicações é totalmente seguro

Vale ressaltar que a posição do colo do útero é abaixo de onde o bebê está. Por isso, ele está totalmente protegido e não irá sentir nada. 

Existem diversas membranas que o protegem, além de toda musculatura uterina que já é responsável por isso. 

Cuidados necessários

Mulher grávida e um homem, com a cabeça encostada um no outro e de olhos fechados.
É importante que a gestante sempre consulte seu médico para se certificar que a gravidez está saudável e permite a prática sexual.

É importante ressaltar que se a gestante estiver passando por complicações na gravidez, ela deve consultar seu ginecologista para saber se a prática é segura!

Normalmente, em casos de ameaça de aborto espontâneo, por exemplo, é recomendado evitar relações sexuais e ficar de repouso. 

Em alguns casos também é recomendado que o casal utilize preservativo, pois o sêmen pode ser o responsável por causar algumas contrações uterinas. Isso sempre irá variar de caso para caso, por isso você deve procurar o que é melhor para você e confiar no seu médico!

Então, agora que você conhece quase tudo sobre o assunto, descubra quais as melhores posições e o motivo de dar atenção a isso.

Melhores posições 

É fato que algumas posições são mais fáceis e confortáveis, já que durante os nove meses de gestação o corpo da mulher vai se modificando e cada dia que passa o bebê está maior. 

Portanto, não tenha dúvidas sobre qual posição tentar, caso uma não seja confortável basta trocar, assim o casal vai se ajustando. Mesmo assim, temos indicações das três melhores posições para facilitar!

De lado 

Com certeza a mais confortável de todas, pois os dois ficam deitados de lado, como se estivessem de conchinha. 

Em pé

Essa posição é ideal para o início da gravidez, pois o casal fica de frente um para o outro. É necessário que o parceiro segure a mulher, de preferência com o apoio da parede!

A mulher por cima

Essa posição exige mais esforço, portanto talvez não possa ser praticada por muito tempo. Nela, a barriga fica livre da pressão de outra pessoa em cima, ou muito próxima, e a mulher consegue controlar a penetração.

Agora que você conhece tudo sobre sexo na gravidez, destacamos aqui o ponto-chave da discussão: a vontade varia de mulher para mulher! É completamente normal tanto o aumento, quanto a falta de libido nesse momento.

Respeite seu tempo e se permita curtir a fase!

Gostou do conteúdo? Confira também: O que é puerpério e como se preparar para esse momento

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie