HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

10 cuidados especiais para você ter com pele seca

Pele seca não precisa ser um problema! Conheça os principais cuidados para deixá-la sempre hidratada.

21 de julho, 2021

Muito se fala sobre a pele oleosa, mas pessoas que possuem a pele seca sofrem bastante com a sensibilidade e até mesmo com a descamação

Qualquer tipo de pele precisa de cuidados, porém quem tem a pele seca precisa dobrar a atenção. Mesmo que seja super comum, alguns cuidados diários e importantes são deixados de lado e a pele permanece hipersensível e com uma aparência áspera. 

Portanto, separe um tempinho para a leitura que irá mudar sua vida e entenda mais sobre o que é e como cuidar de uma pele seca. 

Características da pele seca 

Primeiramente, você sabia que existe uma diferença entre a pele seca e a pele desidratada? Pois é! 

A pele seca é um tipo de pele, o que é muito diferente da pele desidratada, que é considerada uma condição, ou seja: ela não é assim, apenas está ressecada. 

Qualquer tipo de pele pode passar por um período em que está desidratada, principalmente por causa da exposição exagerada ao sol, banhos muito quentes, beber pouca água, entre outros fatores externos e internos.

Já o tipo de pele considerada seca é causado por um desequilíbrio das glândulas sebáceas – as grandes responsáveis pela produção da oleosidade natural, que nesse caso, não é o suficiente. 

Por isso, a pele pode ficar com uma textura áspera, sabe? E além disso, algumas das características mais comuns são:

  • Aparência esbranquiçada;
  • Descamação;
  • Sensibilidade e manchas avermelhadas;
  • Pouca luminosidade.

Em casos mais graves, também podem aparecer rachaduras e feridas. E isso pode acontecer por motivos externos também. 

Ou seja, se até pessoas de pele oleosa, normal e mista podem sofrer com fatores externos, quem tem a pele seca deve dobrar a atenção!

No frio, por exemplo, é natural que a pele fique mais sensível. E de brinde, temos os banhos super quentes que também não ajudam em nada quem tem esse tipo de pele. 

Isso faz com que toda a oleosidade natural seja retirada durante o banho e o clima seco apenas piora a situação. 

Se você tem dúvidas sobre como cuidar da pele seca, já que são tantos tópicos para se atentar, vamos esclarecer todas elas! 

Como cuidar da pele seca? 

a imagem mostra uma mulher negra, em cima de uma cama, com uma camiseta larga branca e um hidratante corporal na mão esquerda.
Hidratantes corporais geralmente promovem uma hidratação completa, e não são oil free, enquanto a recomendação para hidratantes faciais é que eles sejam livres de óleos.

Se engana quem pensa que a skincare é apenas no rosto! Nossa pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidados especiais como um todo.

É realmente necessário ter uma atenção com o corpo inteiro, então tenha pelo menos dois hidratantes, um corporal e outro apenas para o rosto. 

São áreas diferentes que possuem necessidades distintas também, portanto, atente-se bem a isso e vamos aos cuidados!

Corpo 

O primeiro passo é diminuir a temperatura da água durante o banho. O ideal é tomar banhos frios ou mornos, pois a água quente pode tirar toda a oleosidade natural da sua pele.

No corpo, existem partes que sofrem um pouco mais que as outras, como as canelas, joelhos e cotovelos. Esses lugares são naturalmente mais desidratados que o restante e podem incomodar um pouco mais. 

Também aposte em sabonetes corporais hidratantes, porque além disso, eles evitam que a barreira protetora da pele seja retirada e levada por água abaixo.

E como já falamos, é necessário utilizar um hidratante corporal! Ele tem o papel de devolver e manter a água e nutrientes que a pele precisa.  

Não só, a pele seca pode apresentar coceira, descamação e leve ardência, então, se for o seu caso, aposte em cremes com ingredientes específicos para essas questões

E lembre-se: esse hidratante não deve ser usado no rosto! 

Rosto

O problema da pele seca é que ela não cria uma barreira para se proteger, por isso, perde toda sua hidratação rapidamente, além de ficar mais exposta ao sol, ao vento e à poluição. 

Por causa disso, após lavar o rosto com um gel de limpeza leve – o mais ideal para esse tipo de pele -, você deve investir em um hidratante facial que seja potente.  

Esse creme será o responsável por criar uma barreira que vai impedir sua pele de perder água, ou seja, hidratação.

E a dica extra é: não lave o rosto no banho – a água quente definitivamente não é amiga da sua pele seca. O mais indicado na rotina de cuidados com a pele, definida pela própria Sociedade Brasileira de Dermatologialavar o rosto em água fria

E não se esqueça de ter um bom protetor solar em mãos também, mesmo no frio e em casa.

Outra dúvida muito comum é a respeito das máscaras faciais, afinal, são uma febre no mundo da skincare. E essas máscaras não são totalmente proibidas, você apenas precisa se atentar na função de cada uma. 

Confira mais a seguir. 

Máscaras faciais para pele seca

a imagem mostra uma mulher de vestido preto, sentada em uma bancada de frente para uma janela, passando hidratante no rosto.
Máscaras faciais à base de frutas geralmente são hidratantes e possuem diversos benefícios para a pele.

Além dos cuidados diários com a pele, uma boa sugestão é investir em máscaras faciais hidratantes e calmantes. Elas podem ser o caminho até a tão esperada luminosidade que seu rosto precisa.

Portanto, se quiser utilizar máscaras, nada de esfoliantes com muita frequência! 

Entendemos que quando a pele está muito seca e começa a descamar, a vontade é que ela faça o processo logo para ficarmos livres dessas pelinhas, mas fazendo esfoliação você só irá machucá-la mais.

Ela é necessária por ser uma limpeza mais profunda, mas no caso desse tipo de pele, não pode ser feita muitas vezes na semana. Faça uma vez ou a cada quinze dias.

E mesmo com esse intervalo grande de tempo, é preciso fazer com muito cuidado. Essa esfoliação irá retirar as células mortas da pele e dar um gás na renovação celular, mas se você fizer movimentos muito rápidos e agressivos, a pele fica sensível e machucada. 

Nossa dica é: procure esfoliantes que tenham partículas menores, pois são menos abrasivos e tome cuidado com esfoliações químicas.

Dito isso, existem diversos tipos de máscaras caseiras, como a de abacate, que são super fáceis e simples de fazer. 

Experimente combinar tanto as misturinhas para a pele, quanto o próprio hidratante com óleos essenciais utilizados na aromaterapia, para potencializar ainda mais a regeneração e hidratação da pele! 

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar da pele seca, que tal aprender o guia completo do passo a passo de maquiagem? Assim, você não erra na produção e deixa a make perfeita o dia todo!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie